Piauí terá o primeiro curso técnico em Defesa Civil do Nordeste
A formação será ofertada pelo IFPI em parceria com a Sedec e terá 300 vagas anuais, divididas em duas turmas.
A Secretaria da Defesa Civil (Sedec) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) irão implementar o primeiro curso técnico em Defesa Civil do Nordeste. A formação visa capacitar agentes estaduais e municipais para atuar na gestão de riscos e desastres, suprindo a necessidade de profissionais especializados diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. Inicialmente, serão ofertadas 300 vagas anuais, divididas em duas turmas de 150 alunos por semestre.
Conforme o diretor de prevenção e mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, a iniciativa busca fortalecer o sistema regional e qualificar os agentes que já atuam na área.
“Boa parte dos profissionais não tem uma qualificação adequada, principalmente no que diz respeito à gestão de riscos e desastres. Muitas vezes, há uma visão clara sobre a resposta a emergências, mas falta conhecimento sobre todo o ciclo da Defesa Civil, que envolve prevenção, mitigação, preparação e reconstrução”, explica.

Werton Costa explicou também que o curso será ofertado em formato de Ensino à Distância (EAD), com encontros presenciais a cada semestre. Além de atender profissionais do Piauí, a formação estará disponível para agentes de diferentes estados nordestinos. O processo seletivo para ingresso ainda será definido.
“Jovens estudantes e profissionais da defesa civil dos diferentes estados nordestinos, da Bahia ao Maranhão, do Rio Grande do Norte ao Piauí, estarão presentes aqui ara fazer esse curso que vai qualificar o sistema de defesa civil do Nordeste”, destaca Werton Costa.
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Defesa Civil
Instituto Federal do Piauí - IFPI
-
Semarh diz que vai investigar proliferação de vegetação no Açude Caldeirão
A equipe técnica investiga presença de salvina e possíveis impactos ambientais provocados por excesso de nutrientes na água -
Ministério Público aciona na Justiça morador de Uruçuí por vender imóvel público
A ação civil foi ajuizada pelo promotor de Justiça Thiago Queiroz de Brito após investigações apontarem que o homem vendeu um imóvel cedido pelo município sem autorização. -
Prefeitura de Teresina lança edital do ‘’Minha Casa, Minha Vida’’
As inscrições, que serão realizadas exclusivamente de forma online, começam ainda no mês de maio. -
Americano Robert Prevost é eleito novo papa da Igreja Católica
O novo pontífice foi anunciado nesta quinta-feira (08), após dois dias de conclave, e adotou o nome de "Leão XIV". -
Procon autua clínicas de estética em Teresina após identificar irregularidades
Conforme o Procon, entre as irregularidades constatadas nas clínicas estão alvarás vencidos e realização de procedimentos que necessitam de profissionais médicos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir