Atendimentos da Defensoria Itinerante cresceram 149,5% em 2024, aponta levantamento
O número de ações chegou a 53.157, ampliando o acesso à justiça para comunidades sem atendimento fixo.
A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) divulgou um levantamento que aponta um aumento significativo nos atendimentos realizados pela Diretoria Itinerante ao longo de 2024.
Conforme o balanço, foram 53.157 ações executadas, um crescimento de 61,9% em relação a 2023 e de 149% comparado a 2022. O serviço tem garantido assistência jurídica em regiões onde não há atendimento permanente, permitindo que milhares de pessoas tenham acesso a direitos básicos.

O diretor da Defensoria Itinerante, Alessandro Andrade Spíndola, destacou que os números reforçam a importância da ampliação do serviço para mais localidades e evidenciam o reconhecimento da população.
“O crescimento expressivo no número de atendimentos realizados em 2024 reflete tanto o reconhecimento da população sobre os serviços prestados pela Instituição quanto o empenho da equipe da Defensoria. Todos trabalham incansavelmente para garantir um atendimento de qualidade à população hipossuficiente que busca na Defensoria a solução de suas demandas. Estamos satisfeitos com os resultados de 2024 e seguiremos empenhados em aprimorar ainda mais os serviços oferecidos em 2025”, afirmou.
Conforme o levantamento, os atendimentos cíveis representaram 85% das ações, com destaque para consultas processuais, reconhecimento de paternidade e acordos de guarda. Já as demandas criminais corresponderam a 12,9% dos atendimentos, enquanto 2% envolveram questões administrativas. Além disso, o projeto "Defensoria Itinerante em Ação" foi um dos destaques do ano, levando assistência jurídica a população em situação de vulnerabilidade e garantindo a ampliação do acesso à justiça.
Defensoria Pública do Piauí
-
Semarh diz que vai investigar proliferação de vegetação no Açude Caldeirão
A equipe técnica investiga presença de salvina e possíveis impactos ambientais provocados por excesso de nutrientes na água -
Ministério Público aciona na Justiça morador de Uruçuí por vender imóvel público
A ação civil foi ajuizada pelo promotor de Justiça Thiago Queiroz de Brito após investigações apontarem que o homem vendeu um imóvel cedido pelo município sem autorização. -
Prefeitura de Teresina lança edital do ‘’Minha Casa, Minha Vida’’
As inscrições, que serão realizadas exclusivamente de forma online, começam ainda no mês de maio. -
Americano Robert Prevost é eleito novo papa da Igreja Católica
O novo pontífice foi anunciado nesta quinta-feira (08), após dois dias de conclave, e adotou o nome de "Leão XIV". -
Procon autua clínicas de estética em Teresina após identificar irregularidades
Conforme o Procon, entre as irregularidades constatadas nas clínicas estão alvarás vencidos e realização de procedimentos que necessitam de profissionais médicos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir