Detran-PI implementa protocolo para candidatos acessar vídeos e áudios de exames
Os candidatos podem solicitar análise das gravações em até 48h após a prova, garantindo mais transparência no processo.
Nessa quinta-feira (6), o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) deu início a um protocolo para os candidatos que realizam exames práticos de direção veicular em Teresina e no interior do estado. A medida permite que, após a realização do exame, os candidatos possam solicitar o acesso às imagens e aos áudios gravados durante o teste, proporcionando maior transparência e agilidade ao processo.
O atendimento para essas solicitações será feito no Edifício Davi Solano, onde ocorrem os exames práticos em Teresina. Caso o candidato tenha dúvidas sobre o resultado do exame, ele poderá solicitar uma análise das gravações no prazo de 48 horas após a realização do teste. A solicitação pode ser feita presencialmente na sede do Detran ou nos postos de atendimento espalhados pelo estado, além da possibilidade de requisição pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A medida garante que apenas o próprio candidato tenha acesso às gravações.

De acordo com a diretora-geral do Detran, Luana Barradas, essa mudança visa reduzir o tempo de resposta, que antes era de cinco dias úteis, para 48 horas. “Ainda no segundo semestre, nós iremos utilizar a inteligência artificial. Vamos dar uma resposta ao cidadão sobre as contestações relacionadas aos resultados de forma imediata. O candidato terá acesso aos vídeos e ao relatório de todo o monitoramento do exame prático, sob condução de nossos profissionais”, completou.
Com o uso da baliza eletrônica no processo de avaliação, o Detran também busca reduzir os erros nos exames práticos. A tecnologia permite registrar de forma detalhada a realização da prova, possibilitando que os candidatos identifiquem eventuais falhas que possam ter levado à reprovação.
Detran-PI
-
Strans libera faixas exclusivas para motoristas de aplicativo em Teresina
A medida entra em vigor mediante cadastro e vistoria de veículos, conforme exigências contidas na portaria. -
Governo do Piauí sanciona CNH Social gratuita para estudantes da rede pública
O programa vai beneficiar alunos do Ensino Médio e do EJA, com habilitação gratuita na categoria A. -
Prefeitura de Esperantina lançará campanha contra abuso sexual de crianças
A ação integra mobilização nacional pelo 18 de maio e busca sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento a violência sexual infantojuvenil -
Mais de 87% da população quilombola do Piauí reside em áreas rurais, diz IBGE
Esse resultado demonstra que o Piauí possua a maior proporção entre todos os outros estados do país, seguido do Amazonas, com 84,92%, e do Maranhão, com 79,74%. -
Maio Amarelo: Piauí registra uma média de quatro acidentes de trânsito por dia
As interrupções no fornecimento somam mais de 500 casos em quatro meses e colocam em risco a segurança da população
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir