Sesapi realizará ações do programa “Passo à Frente” em regiões do Piauí
Segundo a secretaria, o programa “Passo à Frente’’é uma iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS), executado em todo o estado por meio da Associação Reabilitar.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizou uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na qual aprovou a realização das ações do programa “Passo à Frente” em municípios dos territórios Vale dos Rios Piauí e dos Carnaubais ao longo do ano de 2025.
Segundo a secretaria, o programa “Passo à Frente’’é uma iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS), executado em todo o estado por meio da Associação Reabilitar. O objetivo é promover o acesso gratuito da população a órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs), além de confecção, adaptações e ajustes.

“Estamos seguindo o planejamento. Em 2023, as ações beneficiaram a população dos territórios do Alto Paranaíba e Vale do Canindé, enquanto que em 2024 o programa foi realizado na Chapada das Mangabeiras”, Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi.
De acordo com a Sesapi, na primeira fase do programa, serão realizadas reuniões com agentes comunitários de saúde, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e secretários municipais de saúde para orientação de como funcionará o projeto, quais equipamentos serão concedidos e como fazer a organização dos processos.
Após as reuniões preliminares, as equipes do “Passo à Frente” retornam aos municípios em até 30 dias para a realização de prescrição, medição de cadeiras de rodas, bengalas, coletes para correção postural, sapatos para pé diabético e realização de moldes gessados para as órteses e próteses. Conforme o cronograma, o atendimento da Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre, para a população dos municípios do território do Vale dos Rios Piauí e Itaueiras, será realizado entre os dias 24 e 28 de fevereiro. Já no território dos Carnaubais, o serviço está programado para ocorrer de 4 a 8 de agosto.
Daniele Reis Monteiro, coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Sesapi, ressalta a importância do programa. “Esse atendimento nos municípios é de livre demanda. A entrega dos equipamentos ocorre em até 90 dias úteis, com a ida da Oficina Ortopédica Itinerante”, pontuou.
Segundo a Sesapi, desde 2023, o programa “Passo à Frente” já entregou mais de cinco mil órteses, próteses e outros meios auxiliares de locomoção para pacientes de diversas cidades piauienses.
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
-
Aeroporto de Teresina deve receber cerca de 14 mil passageiros no Carnaval
De acordo com estimativa da CCR Aeroportos, durante o período, estão previstas 124 operações comerciais de pousos e decolagens. -
Silvio Mendes entrega 417 registros de imóveis no Residencial Árvores Verdes
A ação faz parte do programa Regulariza Teresina, realizado pela Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB). -
Vigilância Sanitária abre processo de licenciamento em Teresina
De acordo com a prefeitura, o objetivo é dar celeridade aos processos e melhorar a eficiência na liberação das licenças, beneficiando tanto os empresários quanto a população. -
Irrigação garante aumento na produção de agricultores no Piauí
Com novos kits de irrigação, pequenos produtores ampliam cultivos, geram renda e fortalecem a economia local. -
Fábrica de tijolo ecológico aposta na sustentabilidade e expande produção no Piauí
A empresa Yapo se instala no estado e já fornece para municípios do interior e estados vizinhos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir