Viagora

Sesapi realizará ações do programa “Passo à Frente” em regiões do Piauí

Segundo a secretaria, o programa “Passo à Frente’’é uma iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS), executado em todo o estado por meio da Associação Reabilitar.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizou uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na qual aprovou a realização das ações do programa “Passo à Frente” em municípios dos territórios Vale dos Rios Piauí e dos Carnaubais ao longo do ano de 2025. 

Segundo a secretaria, o programa “Passo à Frente’’é uma iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS), executado em todo o estado por meio da Associação Reabilitar. O objetivo é promover o acesso gratuito da população a órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs), além de confecção, adaptações e ajustes.

Foto: Divulgação/AscomPrograma “Passo à Frente”
Programa “Passo à Frente”

“Estamos seguindo o planejamento. Em 2023, as ações beneficiaram a população dos territórios do Alto Paranaíba e Vale do Canindé, enquanto que em 2024 o programa foi realizado na Chapada das Mangabeiras”, Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi.

De acordo com a Sesapi, na primeira fase do programa, serão realizadas reuniões com agentes comunitários de saúde, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e secretários municipais de saúde para orientação de como funcionará o projeto, quais equipamentos serão concedidos e como fazer a organização dos processos.

Após as reuniões preliminares, as equipes do “Passo à Frente” retornam aos municípios em até 30 dias para a realização de prescrição, medição de cadeiras de rodas, bengalas, coletes para correção postural, sapatos para pé diabético e realização de moldes gessados para as órteses e próteses. Conforme o cronograma, o atendimento da Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre, para a população dos municípios do território do Vale dos Rios Piauí e Itaueiras, será realizado entre os dias 24 e 28 de fevereiro. Já no território dos Carnaubais, o serviço está programado para ocorrer de 4 a 8 de agosto.

Daniele Reis Monteiro, coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Sesapi, ressalta a importância do programa. “Esse atendimento nos municípios é de livre demanda. A entrega dos equipamentos ocorre em até 90 dias úteis, com a ida da Oficina Ortopédica Itinerante”, pontuou.

Segundo a Sesapi, desde 2023, o programa “Passo à Frente” já entregou mais de cinco mil órteses, próteses e outros meios auxiliares de locomoção para pacientes de diversas cidades piauienses.

Facebook
Veja também