Audiências públicas debatem ações para erradicação dos lixões no Piauí
Conforme a Semarh, os treze municípios que geram mais resíduos sólidos do estado participam das audiências e garantiram que irão realizar medidas que resultem na desativação dos lixões.
O projeto “Zero Lixões: Por um Piauí Mais Limpo”, do Ministério Público do Estado, tem realizado audiências com o objetivo de debater a situação dos lixões a céu aberto e a regularização dos catadores de materiais recicláveis no Piauí. As reuniões contaram com a participação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Conforme a Semarh, os treze municípios que geram mais resíduos sólidos do estado participam das audiências e garantiram que irão realizar medidas que resultem na desativação dos lixões.
O principal objetivo do projeto é garantir que os lixões sejam erradicados e que os representantes municipais promovam uma gestão sustentável dos resíduos sólidos.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, a iniciativa também busca a construção de sete aterros sanitários e aproximadamente 40 áreas de transbordo no estado.
“Além de atender às exigências legais, o projeto contribui para a preservação do meio ambiente e a dignidade dos catadores, que terão melhores condições de trabalho por meio das cooperativas”, afirma o gestor.
De acordo com o Ministério Público, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/201) estabeleceu um prazo para fechamento dos lixões e a meta é que os municípios pequenos consigam erradicá-los em tempo hábil.
O Tribunal de Contas do Estado revelou que dos 220 municípios do Piauí, somente 32 municípios cumpriram o objetivo e encerraram seus lixões. Diante disso, as audiências buscam aprimorar esse trabalho e garantir que o estado esteja alinhado a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
-
HUT faz treinamento para aprimorar atendimento e gestão hospitalar
A capacitação faz parte do Projeto Lean e busca otimizar processos na urgência, emergência e centro cirúrgico. -
SDU Leste reforça segurança contra alagamentos na Vila Mandacaru
Segundo a prefeitura, a SDU contou com um investimento de mais de R$ 200 mil e reforça o compromisso da gestão pública com a infraestrutura local. -
Novo Santo Antônio receberá projeto de fomento rural com auxílio
A vereadora Vitória (MDB) é uma das articuladoras do projeto de fomento rural que irá auxiliar famílias rurais do município. -
Balanças de carga máxima são vistoriadas pelo Instituto de Metrologia do Piauí
As balanças de carga máxima de 10 mil kg são utilizadas nas pesagens dos eixos dos caminhões para controle. -
Piauí lançará 1ª IA com base de dados 100% em português em fevereiro
Plataforma chamada SoberanIA será desenvolvida com pesquisadores brasileiros e terá aplicação em serviços públicos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir