TJ-PI fará 19ª Semana Nacional da Conciliação nos dias 4 a 8 de novembro
Segundo Luiza Cruz, mediadora do NUPEMEC, os advogados podem peticionar processos já existentes para serem considerados na Semana.
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realizará, de 4 a 8 de novembro, a 19ª Semana Nacional da Conciliação. A campanha é promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2006, envolve diversos tribunais e tem como objetivo promover a conciliação como método eficaz de resolução de conflitos.
A conciliação é um processo breve que busca restaurar a relação social entre as partes, permitindo que cidadãos solicitem a inclusão das demandas na programação da Semana, mesmo sem um processo formal iniciado. Isso pode ser feito através dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de cada município.
De acordo com TJ-PI, entre as questões que podem ser tratadas estão pensões alimentícias, divórcios, certidões de casamento, e questões relacionadas ao Direito do Consumidor, de Vizinhança, e Obrigações Contratuais.
Segundo Luiza Cruz, mediadora do NUPEMEC, os advogados podem peticionar processos já existentes para serem considerados na Semana, especialmente aqueles sem audiência marcada.
Além disso, para participar, é necessário apresentar documentos pessoais, como CPF, RG e comprovante de residência, além de outros documentos pertinentes à demanda. Em Teresina, o agendamento pode ser feito pelo telefone/WhatsApp: (86) 3222-2156. Todos os CEJUSCs do estado estarão envolvidos, e para municípios sem esses centros, o cidadão pode solicitar a conciliação diretamente no Fórum de Justiça local.
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
Conselho Nacional de Justiça (CNJ
do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc)
-
Ações para combater maus-tratos contra os animais acontecem no Abril Laranja no Piauí
Conforme o governo, a campanha de 2025 será marcada por eventos educativos em várias cidades do Piauí. -
Governador Rafael Fonteles inaugura Casa do Artesão em Teresina
Fonteles destacou a importância de investir no artesanato piauiense, potencializando a venda de obras artísticas e gerando renda para a população. -
Equatorial Piauí realizará desligamento programado em Parnaíba nesta quinta
A ação vai afetar quatro bairros, sendo Alberto Silva, Dirceu Arcoverde, Piauí e Rodoviária. -
Retratação: Viagora corrige matéria envolvendo nome de Elmorane Brito Martins Coelho
O Viagora vem a público se retratar pela matéria publicada. -
Afogamentos no litoral do Piauí diminuem no 1º trimestre, diz Corpo de Bombeiros
De acordo com a corporação, de janeiro a março, foram contabilizados seis casos, sendo três fatais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir