Rede Feminina de Combate ao Câncer lança capacitações sobre diagnóstico precoce
As capacitações gratuitas visam ajudar profissionais da área da saúde da atenção básica e professores dos primeiros anos escolares a identificarem os primeiros sintomas do câncer infantojuvenil.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC) lançou o Projeto Diagnóstico Precoce 2024, uma série de capacitações para profissionais da saúde e professores.
A iniciativa já acontece há quatro anos em parceria com o Instituto Ronald McDonald, Organização sem fins lucrativos que atua com a missão de promover a saúde e qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer.
A Rede Feminina conta ainda com o apoio da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), que cedeu o espaço e indicou os colaboradores para participarem do projeto.
Segundo a voluntária da Rede Feminina Lenora Campelo, as capacitações têm o objetivo de ajudar profissionais da área da saúde da atenção básica e professores dos primeiros anos escolares a identificarem os primeiros sintomas do câncer infantojuvenil.
O ponto de destaque é que as ações estão começando no Setembro Dourado, que é o mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil. Mais do que isso, o mês celebra a vida de crianças que enfrentam essa luta com muita coragem. Ao participar de projetos como esse, os profissionais aprendem, se conectam com a comunidade e compartilham experiências.
De acordo com a rede feminina, o câncer infantojuvenil é a doença que mais mata jovens e crianças de 01 a 19 anos no Brasil e representa quase 8% dos óbitos, segundo estudos do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Ainda conforme os dados, os tipos mais comuns de câncer pediátrico são leucemia e tumores no sistema nervoso central. As causas da maioria dos cânceres infantis ainda são desconhecidas. As capacitações contam com mais quatro turmas até novembro.
As capacitações são gratuitas e certificadas, confira a programação completa abaixo:
Turma 2: 8 de outubro, das 14h às 18h, com a Dra. Gildene Alves;
Turma 3: 14 de outubro, das 14h às 18h, com a Dra. Mônica Fortes;
Turma 4: 12 de novembro, das 14h às 18h, com a Dra. Gildene Alves;
Turma 5: 18 de novembro, das 14h às 18h, com a Dra. Mônica Fortes.
Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI)
Instituto Nacional de Câncer
-
Justiça Itinerante oferece serviços gratuitos no 2º Mutirão PopRuaJud em Parnaíba
ara a analista judicial e membro da Justiça Itinerante, Robertha Sampaio, o mutirão permite que pessoas em situação de rua possam efetivar seus direitos, como o acesso à regularização cível -
Bombeiros do Piauí finalizam capacitação de salvamento em altura em Goiás
Segundo a CBMEPI, o curso teve a duração de 45 dias, visando especializar oficiais e praças para o planejamento, coordenação e execução de operações de salvamento em altura. -
Inmet emite alertas de chuvas intensas para mais de 170 municípios do Piauí
Os alertas amarelo e laranja seguem até às 10h desta terça-feira (26), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). -
João Mádison defende inclusão da Bíblia como tema nas escolas do Piauí
Segundo o deputado, o indicativo de projeto de lei visa incluir a temática como conteúdo complementar nas escolas da rede estadual de ensino. -
Deputado Henrique Pires será homenageado nesta segunda pelo TJ Piauí
A solenidade ocorrerá nesta segunda-feira (25), no auditório do Palácio da Justiça, em Teresina
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir