Cristalândia do Piauí e Joaquim Pires receberão unidades do programa Justo Acesso
O Justo Acesso tem como principal objetivo facilitar o acesso a serviços judiciais e governamentais nos municípios que não são sede de comarcas.
Os municípios de Cristalândia do Piauí e Joaquim Pires serão os próximos a contar com unidades do programa *Justo Acesso*, uma iniciativa que busca ampliar o acesso da população à Justiça, à cidadania e à inclusão digital. Os prefeitos Moisés Filho (Cristalândia) e Genival Bezerra (Joaquim Pires) estiveram no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) para formalizar a adesão ao programa, em evento que contou com a participação do presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida.
O Justo Acesso tem como principal objetivo facilitar o acesso a serviços judiciais e governamentais nos municípios que não são sede de comarcas, como Cristalândia e Joaquim Pires. Por meio dos chamados "Pontos de Acesso", a população terá à disposição, em um único local, serviços do TJ-PI, além de outros tribunais e órgãos públicos.
O programa *Justo Acesso* foi desenvolvido para garantir que municípios sem comarca possam dispor de serviços essenciais da Justiça e de órgãos governamentais. Nesses Pontos de Acesso, a população poderá acessar serviços não apenas do TJ-PI, mas também do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PI), Justiça Federal e de órgãos como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) e a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI).
Luiz de Moura Correia, juiz auxiliar da Presidência do TJ-PI e coordenador do *Justo Acesso*, destacou a importância de concentrar em um único espaço os serviços desses diversos órgãos. “Ao reunir, em um só local, serviços judiciais e de cidadania, o programa permite que a população tenha maior facilidade para resolver suas demandas, economizando tempo e recursos”, explicou o juiz.
O presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, ressaltou a importância das parcerias para o sucesso do programa, destacando que a união de diversos órgãos e esferas governamentais é fundamental para levar o *Justo Acesso* aos municípios. “Apenas unidos temos condições de servir melhor à sociedade. Hoje, o *Justo Acesso* é um programa consolidado. Já chegamos a municípios de Norte a Sul que não são sede de comarca e vamos levar essa importante iniciativa para muitos municípios mais. Afinal, a Justiça tem que estar onde o povo está”, afirmou o presidente do TJ-PI.
Para os prefeitos de Cristalândia e Joaquim Pires, a adesão ao *Justo Acesso* representa um avanço significativo para as comunidades locais. Moisés Filho, prefeito de Cristalândia do Piauí, destacou que a instalação do programa em seu município vai facilitar o acesso da população a serviços que antes estavam disponíveis apenas em cidades maiores. “Facilitar esse acesso ao Judiciário e aos serviços dessa gama de parceiros fará diferença para a nossa população e também para os operadores do Direito. É uma satisfação saber que em breve iremos instalar esse importante programa em nosso município”, declarou o prefeito.
Genival Bezerra, prefeito de Joaquim Pires, também expressou sua satisfação em ver o programa chegando à sua cidade. Segundo ele, a população de Joaquim Pires terá mais facilidade para resolver questões jurídicas e acessar serviços essenciais. “Esse programa trará comodidade e rapidez para os cidadãos que precisam acessar a Justiça, além de proporcionar uma inclusão digital importante para o desenvolvimento da nossa comunidade”, afirmou Bezerra.
O desembargador Hilo de Almeida reforçou que o objetivo principal do Justo Acesso é levar a Justiça para mais perto dos cidadãos, especialmente aqueles que residem em áreas que não possuem comarcas. Para ele, o programa já se consolidou como um importante mecanismo de democratização do acesso à Justiça no Piauí, proporcionando aos cidadãos a possibilidade de resolver suas pendências judiciais de forma mais rápida e eficiente, sem precisar percorrer longas distâncias.
Os Pontos de Acesso têm como diferencial o atendimento integrado, facilitando o acesso a uma variedade de serviços judiciais e governamentais em um só local. Com isso, o programa busca não apenas atender às necessidades imediatas da população, mas também promover a inclusão digital e a cidadania por meio da informatização dos serviços prestados.
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir