Imepi identifica 21 balanças irregulares em Teresina e Luís Correia
A ação faz parte do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em parceria com órgãos estaduais.
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) identificaram 21 balanças de pesagem em situação irregular durante uma operação de fiscalização em padarias e restaurantes nas cidades de Teresina e Luís Correia.
A ação faz parte do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em parceria com órgãos estaduais.
Segundo a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, o Plano Nacional de Vigilância de Mercado prevê diversas operações especiais realizadas até o mês de dezembro. A ação tem o objetivo de coibir a comercialização irregular de produtos no mercado formal.
"Realizamos essa verificação em parceria com o Inmetro para orientar os comerciantes e retirar de circulação balanças que estavam lesando o consumidor na hora da compra. Durante o segundo semestre de 2024, vamos continuar vistoriando esses instrumentos de pesagem, além de vários outros itens por meio das operações especiais e fiscalizações de rotina", destaca.
Além disso, 45 estabelecimentos comerciais foram vistoriados. As principais não conformidades encontradas foram marcas de selagens rompidas, erro nas pesagens contra o consumidor, ausência da informação do preço a pagar pelo kg, IPNA de modelo não aprovado pelo Inmetro, falta do informativo e da indicação do peso, entre outros.
-
Evangelina Rosa faz Fórum Estadual de Doação de Leite Humano na segunda
De acordo com o Governo do Piauí, o evento integra a mobilização nacional e internacional pela doação voluntária. -
Piauí reforça segurança contra gripe aviária após caso confirmado no Rio Grande do Sul
A ação ocorre após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar um foco da doença em uma granja comercial, localizada no estado do Rio Grande do Sul.. -
Prefeitura de Teresina e TCE firmam parceria técnica
O compartilhamento de notas fiscais eletrônicas vai fortalecer fiscalização e otimizar arrecadação municipal -
Nova estação do metrô no bairro Colorado é alvo de vandalismo em Teresina
A Companhia Ferroviária e de Logística informou que está a parte da situação e está analisando e estudando o caso para tomar providências mais duradouras. -
Ministério da Saúde anuncia habilitação de novo Cerest no Piauí
De acordo com o governo, a habilitação ainda precisa ser aprovada pela Comissão Intergestora.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir