Justiça do Piauí prevê 582 audiências em ação contra violência de gênero
A ação é intitulada Semana da Justiça Pela Paz e está na sua 27ª edição com o objetivo de concentrar esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), por meio da Coordenadoria da Mulher (Cevid), está promovendo a 27ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa, uma iniciativa que ocorre até a próxima sexta-feira (23).
O evento faz parte do Programa Justiça pela Paz em Casa, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais, com o objetivo de ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006). A ação concentra esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.
Durante o mutirão no Piauí, estão previstas 582 audiências, das quais 378 serão de instrução e julgamento, 168 de acolhimento, 22 audiências preliminares e 14 audiências previstas no artigo 16 da Lei Maria da Penha. Essas atividades ocorreram em todo o Estado, reforçando o compromisso do Judiciário piauiense com a proteção das mulheres vítimas de violência.
O Programa Justiça pela Paz em Casa foi iniciado em março de 2015 e realiza três edições anuais, em março, agosto e novembro. As semanas de esforços concentrados coincidem com datas simbólicas para a luta contra a violência de gênero, como o Dia Internacional da Mulher em março, o aniversário de sanção da Lei Maria da Penha em agosto, e o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, estabelecido pela ONU, em novembro.
Além das audiências, o programa também desenvolve ações interdisciplinares para dar visibilidade ao tema e sensibilizar a sociedade sobre a violência enfrentada pelas mulheres brasileiras.
Agosto Lilás
Paralelamente, o "Agosto Lilás" está em curso, campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída pela Lei Estadual nº 4.969/2016. A campanha visa intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, conscientizar a sociedade sobre a importância de erradicar a violência contra a mulher e promover os serviços especializados e mecanismos de denúncia disponíveis.
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir