Piauí consolida posição como líder em energia renovável no Brasil
O estado ultrapassou 6 GW em capacidade instalada e é o terceiro, no Brasil, em produção de energia solar e eólica.
O estado do Piauí se destaca na produção de energia limpa no Brasil. Com a ultrapassagem da marca de 6 gigawatts (GW) em capacidade instalada de energia solar e eólica em julho, o estado se consolidou como o terceiro maior produtor dessas fontes no país. Atualmente, 178 parques eólicos e solares estão em operação, gerando energia suficiente para abastecer mais de 3 milhões de residências.
Segundo o governo estadual, a força dos ventos piauienses é responsável por mais da metade da energia gerada, com 118 empreendimentos eólicos totalizando 4 GW de potência instalada. Os parques solares, em número de 60, contribuem com os outros 2 GW.
De acordo com Victor Hugo Almeida, presidente da Investe Piauí, o estado possui um potencial energético imenso e vem investindo fortemente em energias renováveis. "O Piauí já abriga um dos maiores parques solares do Brasil e o maior parque eólico da América Latina", afirma.
Em abril deste ano, o estado liderou o ranking nacional em novos parques solares e eólicos, com a entrada em operação de 14 novas usinas e um aumento de 400 MW na capacidade instalada. Em 2022, o crescimento na geração de energia eólica foi ainda mais expressivo, com um aumento de 24,85% em relação ao ano anterior, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
E as novidades não param por aí. O estado também será sede do maior complexo solar do país. A empresa espanhola Solatio anunciou a construção de um parque com 4 GW de potência em Bom Princípio do Piauí. A obra está prevista para iniciar em 2025.
-
Desembargador Téssio da Silva Tôrres é eleito presidente do TRT Piauí
Os nomes dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foram divulgados na última terça-feira (19). -
Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro. -
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir