Rafael Fonteles sanciona Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025
A nova legislação define que as ações prioritárias estarão alinhadas com os programas da Administração Pública Estadual, diretamente vinculados aos Eixos Governamentais.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025, estabelecendo diretrizes fundamentais para a gestão financeira do estado no próximo ano. A legislação foi publicada no Diário Oficial no dia 10 de julho.
A nova legislação define que as ações prioritárias estarão alinhadas com os programas da Administração Pública Estadual, diretamente vinculados aos Eixos Governamentais e seus desafios estratégicos estipulados no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.
Um dos pontos destacados na LDO é a limitação das despesas com pessoal, que não poderão exceder os seguintes percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL): 49% para o Poder Executivo, 6% para o Poder Judiciário, 3% para o Poder Legislativo e 2% para o Ministério Público. Essas medidas visam garantir a sustentabilidade fiscal e o equilíbrio nas contas públicas.
Como previsto, o Orçamento Participativo está incluído na elaboração da lei, a iniciativa busca envolver diretamente os cidadãos na definição de projetos a serem implementados pelos órgãos estaduais. Desta forma, o governo estadual promoverá mobilizações e engajamentos nos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano, incentivando a participação popular e a transparência na alocação dos recursos públicos.
Conforme estabelecido na legislação, o Poder Executivo encaminhará à Assembleia Legislativa do Piauí o Projeto de Lei Orçamentária para 2025 em formato digital. A Assembleia, por meio da Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação, realizará audiências públicas para promover um amplo debate sobre o projeto, assegurando a participação ativa da sociedade civil.
Rafael Fonteles
Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
-
Silvio Mendes e TCE definem estratégia para restaurar equilíbrio financeiro
Na reunião técnica, os gestores definiram três eixos para realizar o acompanhamento técnico das contas da Prefeitura de Teresina. -
Adolescente morre afogado no Rio Poti na zona Leste de Teresina
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, a vítima se afogou na tarde desse domingo (18) ao tentar acompanhar seu amigo que fazia a travessia do rio. -
Rafael Fonteles anuncia reforma no Campus da UESPI de Campo Maior
O governador explicou que sua meta é garantir a melhoria na infraestrutura física e tecnológica dos 12 campi da UESPI. -
Prefeitura de Esperantina realiza homenagem a profissionais da limpeza pública
A celebração do Dia do Gari reuniu autoridades e população em reconhecimento ao trabalho dos profissionais da limpeza pública -
Nova lei incentiva uso do artesanato piauiense em presentes institucionais
O objetivo é reforçar a identidade cultural do estado, promover o artesanato como expressão criativa e gerar maior visibilidade para o setor.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir