Municípios têm prazo para fechar lixões no estado do Piauí
Semarh em conjunto com o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado, apoia os municípios para um Programa Zero Lixões.
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), em conjunto com o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado, apoia os municípios na busca de soluções adequadas através do Programa Zero Lixões, por um Piauí mais Limpo.
A Lei 14.026, de 15 de julho de 2022, estabelece um prazo até 2 de agosto deste ano para que os municípios do Piauí implementem sistemas de disposição final adequada de resíduos sólidos e promovam o fechamento dos lixões. Essa medida está alinhada com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), que visa o fim dos lixões no Brasil.
Segundo o secretário Daniel Oliveira, o prazo foi definido para que os municípios adotem sistemas de disposição final ambientalmente adequados, como aterros sanitários. Estes podem ser tanto públicos quanto privados ou soluções consorciadas, que já são aplicadas em alguns estados. Além disso, ele também ressalta que a implementação dessa legislação nem sempre ocorre conforme o planejado. Muitos municípios enfrentam desafios significativos para fazer a transição para sistemas de gestão de resíduos mais adequados. Em alguns casos, prazos podem ser estendidos ou as jurisdições podem enfrentar dificuldades em cumprir as exigências legais.
Essas dificuldades podem incluir a falta de recursos financeiros, técnicos e humanos, além de questões logísticas e administrativas. Portanto, o apoio de instituições como a Semarh, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado são cruciais para que os municípios possam superar esses obstáculos e cumprir a legislação de forma eficaz.
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
Projeto de Lei
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir