Tribunal de Justiça do Piauí apresenta projeto arquitetônico de Centro Cultural
O encontro foi apresentado pelo juiz auxiliar da Presidência e coordenador do projeto do Centro Cultural do TJ-PI, Luiz de Moura Correia.
Na manhã dessa sexta-feira (24), foi lançado o Centro Cultural do Poder Judiciário do Piauí, no último dia do III Encontro Regional de Trabalho do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o juiz auxiliar da Presidência e coordenador do projeto do Centro Cultural, Luiz de Moura Correia, e membros da Superintendência de Engenharia e Arquitetura (SENA) do TJ-PI: Otavio Nogueira Matias, Indira Cardoso Matos, Fernanda Maria Libório Eulálio e Henrique Gomes.
O arquiteto Eduardo Gil Borsoi também participou do lançamento. Em sua fala, o juiz Luiz de Moura Correia destacou a significativa contribuição do arquiteto Acácio Gil Borsoi ao Piauí, especialmente ao Poder Judiciário. "Em março do próximo ano, este prédio, que foi projetado pelo ícone do brutalismo, Acácio Borsoi, fará 50 anos. A pretensão do TJ-PI é que este Centro Cultural não seja somente do Poder Judiciário, mas do povo do Piauí," ressaltou o magistrado.
O projeto do Centro Cultural visa a revitalização do Centro Cívico de Teresina, abrangendo os prédios do Fórum Cível e Criminal, do Tribunal Regional Eleitoral e da Assembleia Legislativa do Piauí. O arquiteto Eduardo Gil Borsoi enfatizou a importância de preservar o patrimônio arquitetônico, continuando o legado de seu pai. "Este complexo do Tribunal de Justiça ganhará uma nova função, a qual não poderia ser melhor. Meu pai foi autor do primeiro projeto deste tribunal, e eu participei do desenvolvimento de seu anexo e auditório.
Indira Cardoso, arquiteta da SENA, explicou que o projeto do Centro Cultural busca valorizar a arquitetura de Acácio Gil Borsoi, otimizando as instalações da antiga sede do TJ-PI para servir como um centro cultural. "Este projeto vai contemplar espaços como galeria de arte, salão de eventos, museu da Justiça, salas de oficinas e cafeteria. É um projeto pensado para o uso de forma ampla e que contemple toda a comunidade," afirmou a arquiteta.
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
Escritório Social do Tribunal de Justiça do Piauí (ES/TJ-PI)
-
Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro. -
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir