Sancionada lei que institui Política de Valorização dos Profissionais da Segurança no Piauí
A medida tem como objetivo principal promover o reconhecimento, a valorização e o fortalecimento das condições de trabalho desses profissionais.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, sancionou a Lei 8.380, de 09 de maio de 2024, que institui a Política Estadual de Valorização dos Profissionais de Segurança Pública. A medida tem como objetivo principal promover o reconhecimento, a valorização e o fortalecimento das condições de trabalho, qualidade de vida, saúde física e mental, segurança e desenvolvimento pessoal dos profissionais ativos, inativos e seus familiares, vinculados às instituições de segurança pública estaduais.
Conforme a nova lei, entre as diretrizes importantes para a valorização desses profissionais estão: a promoção de ações de desenvolvimento pessoal, controle do estresse e educação financeira, campanhas de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, além da elaboração e implementação de Planos Institucionais de Valorização integrados a outros planos desenvolvidos pela Secretaria de Segurança Pública em nível estadual.
A lei também prevê a promoção de um ambiente de trabalho seguro, saudável e que estimule a motivação e iniciativa dos servidores, bem como a garantia de acesso à formação continuada, objetivando que os profissionais tenham acesso a cursos de atualização.
Além disso, a Política Estadual de Valorização dos Profissionais de Segurança Pública abrangerá pesquisas diagnósticas sobre as condições de vida e trabalho dos servidores e das servidoras, visando identificar possíveis melhorias e adequações necessárias para o bem-estar desses profissionais.
Para coordenar e monitorar a implementação da polícia uma comitê será criado com representação dos mais diversos setores da segurança pública. A legislação é de autoria do deputado Rubens Vieira.
-
Ordem dos Músicos do Brasil inicia recadastramento de artistas do Piauí
Segundo o decreto Nº 001, o prazo para recadastramento segue até o dia 25 de fevereiro de 2025 e visa substituir a antiga cédula de identificação. -
Secepi promove atividades esportivas e reúne comunidade em São Miguel do Tapuio
De acordo com a Secretaria dos Esportes (Secepi), o projeto busca transformar o cotidiano dos bairros de alto índice de vulnerabilidade social com diversas atividades esportivas. -
Navegabilidade do Rio Parnaíba é aprovada pelo Conselho de Recursos Hídricos do Piauí
O Plano Estadual de Recursos Hídricos aprovado nessa terça-feira (26) também prevê a integração das bacias hidrográficas. -
Programa do TJ-PI conclui regularização fundiária em Nossa Senhora de Nazaré
Segundo o TJ-PI, a cidade se tornou a segunda no estado a ter 100% do perímetro urbano regularizado. -
TJ-PI agenda 493 audiências na 28ª Semana Nacional da Justiça Pela paz em Casa
O evento acontece no período de 25 a 29 de novembro, com mais de 493 audiências
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir