Piauí Pet Castramóvel vai realizar 300 atendimentos de animais
De acordo com a Semarh, o controle de natalidade é uma estratégia de combate à zoonoses, ao abandono, além de gerar bem-estar aos animais.
Neste domingo (18), o projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel deu início a primeira edição de 2024, em ação no Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado na Avenida Raul Lopes, em Teresina.
Segundo o Governo do Estado, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) está cadastrando 300 animais, entre caninos e felinos, para castração social, sem custo.
O cadastro é restrito a pessoas de baixa renda. Para ter acesso, basta apresentar um número de inscrição no CadÚnico. Logo depois, o animal passará por triagem com médico veterinário, para apontar se está apto à cirurgia.
Rita de Cássia Lima, médica veterinária da Semarh, explica o procedimento. “Precisa estar com a pele íntegra, se alimentando bem, fezes em bom estado. Vamos também tirar a temperatura e não pode estar acima do peso”, explica.
De acordo com a Semarh, o controle de natalidade é uma estratégia de combate à zoonoses, ao abandono, além de gerar bem-estar aos animais. O secretário Daniel Oliveira, destacou que a meta da Semarh é alcançar 7 mil animais na capital e interior.
“Com o controle populacional, a gente consegue cuidar melhor dos animais, as famílias têm mais atenção aos seus próprios animais e evita-se o abandono, que é a principal causa de maus-tratos. Muitas vezes eles [animais] reproduzem e, sem condições de cuidar, os tutores terminam abandonando”, explica o gestor.
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR)
Governo do Piauí
Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais - Apipa
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir