Viagora

Polícia Penal do Piauí ganhará reforço na segurança de sistema prisional

De acordo com governo do estado em 2024 foi realizado concurso público para a Polícia Penal, com 200 vagas imediatas e mais cadastro de reserva para 200 vagas.

O governo do estado o Piauí através da Polícia Penal informou que o sistema prisional do Piauí ganhará reforço nas ações de segurança com o aumento do efetivo de policiais penais.

De acordo com governo do estado em 2024 foi realizado concurso público para a Polícia Penal, com 200 vagas imediatas e mais cadastro de reserva para 200 vagas. Os aprovados já iniciaram a última etapa da seleção, que é o curso de formação, com conclusão prevista para fevereiro de 2025.

Ainda a Secretaria da Justiça busca a valorização da Polícia Penal por meio da capacitação em cursos de pós-graduação ofertados aos policiais e à promoção funcional. O Curso de Formação da Polícia Penal (CFPP) será realizado pela Academia de Polícia Penal do Estado do Piauí (Acadepen-PI) com carga horária de 508 horas/aula e 28 disciplinas, requisito indispensável para a contratação dos novos policiais penais.

Além disso, o objetivo é preparar os futuros policiais para atuarem de forma eficiente e humanizada no sistema prisional, garantindo a segurança e a ressocialização dos detentos. Além do aumento do efetivo, a Sejus investiu em cursos de especialização para os policiais penais nas áreas de Gestão Prisional, Processo Administrativo e Sindicância, e ainda Inteligência Penitenciária.

Dessa maneira, ainda será ofertado o Curso Avançado em Inteligência, totalizando investimentos na ordem de R$ 84.372,22 para qualificação.

Facebook
Veja também