Prazo para adesão ao Refis 2024 segue até dia 30 de dezembro no Piauí
O prazo foi prorrogado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) com o objetivo de conceder mais tempo para que os contribuintes resolvam suas pendências.
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) prorrogou o prazo para adesão ao Programa de Recuperação de Créditos Tributários (Refis) 2024, até o próximo dia 30 de dezembro. Os pagamentos também devem ser realizados até essa data.
De acordo com a secretaria, os contribuintes piauienses terão mais tempo para resolver suas pendências, aproveitando os benefícios do programa, que oferece descontos de até 95% sobre multas e juros.
Ainda segundo a Sefaz, o Refis 2024 abrange tributos como Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), constituídos até 31 de março de 2024, além de débitos relativos ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e taxas do Detran, referentes a valores gerados até 31 de dezembro de 2023.
“Considerando problemas técnicos ocorridos no Sistema de Administração Tributária, no último dia 18, a Sefaz publicou uma portaria prorrogando o prazo de adesão ao Refis para o próximo dia 30 de dezembro. É importante ressaltar que dia 30 é o último dia de expediente bancário, portanto, o pagamento também deverá ser efetuado até essa data”, explica a superintendente da Receita Estadual, Graça Moreira Ramos.
O programa promove aos contribuintes descontos progressivos, variando entre 70% e 95% nas multas e juros, conforme o número de parcelas. As opções de pagamento incluem à vista ou de 3, 6, 12, 20 e 60 meses, a negociação depende do tipo de tributo e do valor consolidado da dívida.
A Sefaz esclareceu que o negociante pode quitar a primeira parcela em até cinco dias úteis após a adesão ao programa. Além disso, o parcelamento deve ser mantido em dia, pois atrasos superiores a 90 dias resultam na revogação do benefício.
De acordo com a secretaria, o programa exige que o contribuinte renuncie a ações judiciais ou embargos relacionados aos créditos tributários negociados.
Conforme a secretaria, o Refis 2024 também beneficia microempresas e empresas de pequeno porte, com valores de parcelas mínimas específicas, com o vencimento das parcelas definido conforme o tipo de tributo, variando entre os dias 15 e 25 de cada mês, conforme o perfil do contribuinte.
Para negociações envolvendo o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), é necessário que os contribuintes se desloquem até uma agência da Sefaz-PI.
As negociações de seus débitos são realizadas através do endereço www.sefaz.pi.gov.br . Já para os débitos de IPVA, a adesão deve ser realizada por meio do Documento de Arrecadação (DAR), disponível em https://webas.sefaz.pi.gov.br/dar-ipva/. As taxas do Detran, os débitos podem ser negociados no site oficial do órgão: http://www.detran.pi.gov.br/ .
Governo do Piauí
Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz)
-
Rodoviária de Teresina espera 86 mil embarques até o fim de dezembro
O fluxo de passageiros no Terminal Rodoviário Lucídio Portela aumenta com a chegada das férias e as festas de fim de ano. -
Badespi concede crédito do BNDES para microempreendedores no Piauí
A concessão é através de uma parceria da Badespi e BNDES, dando um importante passo para impulsionar o setor produtivo do estado. -
Empresário Jorge Batista morre aos 94 anos na cidade de Floriano
O empresário era dono de um dos principais grupos econômicos do Nordeste. -
TCE desbloqueia contas da Prefeitura de Teresina para pagar salários de servidores
A medida foi deliberada pelo presidente da Corte, Kennedy Barros, nesta quinta-feira (26) após reunião com representantes da administração municipal. -
Corpo de Bombeiros combateu mais de 850 incêndios florestais no Piauí
As ações ocorreram por todo o estado, do dia 1º de janeiro ao dia 24 de novembro de 2024.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir