Construção Civil é um dos setores mais estratégicos para Piauí, diz Sinduscon
De acordo com o SINDUSCON Teresina, a construção civil tem representado dentro do estado uma fatia econômica significativa
O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Piauí (SINDUSCON), divulgou dados fornecidos pelo Caged e de pesquisas da Brain, na qual revelam que a Construção Civil é um dos setores mais estratégicos para o desenvolvimento econômico do Piauí, representando uma fatia significativa do mercado de trabalho e da geração de renda no Estado.
Segundo o Sinduscon, a crescente demanda por empreendimentos modernos, tem exigido mão de obra qualificada, que acompanhe os avanços tecnológicos e as novas exigências do setor. Vários programas de capacitação, são promovidos por empresas do setor, desempenhando um papel fundamental nesse processo de profissionalização. No Piauí, iniciativas desse tipo já formaram milhares de pedreiros, eletricistas, encanadores e outros profissionais, impulsionando a competitividade do mercado local.

De acordo com o presidente do Sinduscon Teresina, Guilherme Fortes, as qualificações profissionais se mostram essenciais para superar esses desafios e que trabalhadores bem treinados, garantem maior eficiência na execução das tarefas, redução de desperdícios e melhor aproveitamento de recursos. Ressaltou ainda, que o conhecimento técnico permite a aplicação de práticas construtivas modernas, como o uso de tecnologias sustentáveis e métodos de construção mais seguros.
“Nesse sentido, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Piauí têm estado em contante busca e apoio a cursos profissionalizantes, como a Especialização em Gestão de Obras com Inteligência Artificial e o curso da nova lei de drenagem em Teresina, tanto para os associados como para serem ofertados aos trabalhadores das construtoras. Entendemos a importância dessa condição, principalmente para contratação desses profissionais”, completa Guilherme Fortes.
Ainda conforme o presidente do Sindicato, o investimento em mão de obra qualificada beneficia não apenas os trabalhadores, que passam a ter mais oportunidades e melhores salários, como também o Estado como um todo, destacando que com construções mais duráveis e seguras, a confiança dos investidores aumenta, atraindo assim novos projetos e impulsionando a economia piauiense.
Por: Jéssica Borges
Governo do Piauí
Sindicato da Indústria da Construção Civil - Sinduscon
-
Mel produzido no Piauí é exportado para países da União Europeia
Conforme o levantamento, o Piauí é o segundo maior produtor de mel do Brasil, exportando mais de R$ 100 milhões por ano em mel e outros produtos apícolas. -
Whindersson Nunes anuncia nova turnê após internação psiquiátrica
Em uma publicação nas redes sociais, o humorista informou que os shows serão realizados em abril e maio deste ano. -
Reforma do Abrigo São José em Parnaíba será entregue na sexta
Segundo a Sasc, o Abrigo São José acolhe idosos em situação de vulnerabilidade social há 93 anos, sendo a única Instituição de Longa Permanência (ILPI) no município. -
Comunidade quilombola de Campinas do Piauí recebe 1,3 mil quilos de alimentos
A ação realizada pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) vai beneficiar 117 famílias. -
Agência Nacional de Águas inspeciona segurança na Barragem Piracuruca
Durante a visita foram avaliadas as condições estruturais da barragem, e foi confirmado que ela está em condições normais de operação.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir