Pesquisa da Uespi utiliza inteligência artificial para mapear inclusão digital
O estudo identifica paradoxo de famílias conectadas à internet, mas sem energia elétrica
Uma pesquisa conduzida pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), sob a liderança do Prof. Orlando Maurício de Carvalho Bert, está lançando luz sobre as disparidades de acesso à internet e à energia elétrica em comunidades do Piauí, através do uso de inteligência artificial. O projeto, financiado pelo edital UESPITECH, recebeu R$ 25 mil para desenvolver tecnologias que facilitam a coleta e análise de dados sobre a inclusão digital no estado.
O estudo revelou um paradoxo preocupante: muitas famílias no Piauí conseguem se conectar à internet, mas vivem sem acesso à eletricidade, o que evidencia uma falha nas políticas de infraestrutura básica. Para o Prof. Orlando, esse mapeamento é um passo essencial para entender as necessidades de inclusão digital e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida dessas comunidades. "Esse mapeamento ajuda a identificar prioridades e promove um avanço importante para a inclusão digital e a melhoria das condições de vida da população", afirmou.

Com a verba do edital UESPITECH, o projeto investiu na criação de ferramentas tecnológicas que coletam e processam dados sobre acesso à energia e à internet em áreas urbanas e rurais do Piauí.
Os dados são analisados com o apoio de inteligência artificial, que permite mapear os pontos mais vulneráveis e visualizar as necessidades específicas de cada comunidade. O objetivo é que essas informações sirvam como base para políticas públicas voltadas à ampliação da infraestrutura de energia e internet, promovendo a inclusão digital e o desenvolvimento local.
Universidade Estadual do Piauí - UESPI
-
Evangelina Rosa faz Fórum Estadual de Doação de Leite Humano na segunda
De acordo com o Governo do Piauí, o evento integra a mobilização nacional e internacional pela doação voluntária. -
Piauí reforça segurança contra gripe aviária após caso confirmado no Rio Grande do Sul
A ação ocorre após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar um foco da doença em uma granja comercial, localizada no estado do Rio Grande do Sul.. -
Prefeitura de Teresina e TCE firmam parceria técnica
O compartilhamento de notas fiscais eletrônicas vai fortalecer fiscalização e otimizar arrecadação municipal -
Nova estação do metrô no bairro Colorado é alvo de vandalismo em Teresina
A Companhia Ferroviária e de Logística informou que está a parte da situação e está analisando e estudando o caso para tomar providências mais duradouras. -
Ministério da Saúde anuncia habilitação de novo Cerest no Piauí
De acordo com o governo, a habilitação ainda precisa ser aprovada pela Comissão Intergestora.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir