Lacen realizará análise de contaminação em poços, rios e lagos do Piauí
As vigilâncias ambiental e sanitária farão a coleta do material que será analisado no Lacen-PI, dependendo das condições epidemiológicas.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí Dr. Costa Alvarenga (Lacen-PI), será um dos laboratórios de saúde pública do país a realizar análise e monitoramento em contaminação ambiental e alimentar por agrotóxicos.
De acordo com a Sesapi, o Lacen-PI irá apoiar as ações da Vigilância Ambiental, permitindo um avanço na monitorização da qualidade da água de rios, lagos e poços do estado, que são fontes de abastecimento para a população. Anteriormente, os materiais coletados eram enviados para análise na Fundação Oswaldo Cruz.
As vigilâncias ambiental e sanitária farão a coleta do material que será analisado no Lacen-PI, dependendo das condições epidemiológicas. Os relatórios gerados a partir dessas análises servirão como base para ações governamentais.
O diretor do Lacen-PI, Fabrício Amaral, destacou que o laboratório está agora equipado, padronizado, calibrado e validado para detectar os seis principais agrotóxicos utilizados no Brasil: 2,4-D, Malation, Atrazina, Deltametrina e Glifosato. Essas substâncias, que pertencem às classes organofosforados e carbamatos, possuem propriedades tóxicas que podem afetar processos biológicos naturais e impactar negativamente a saúde humana e o meio ambiente.
Fabrício enfatizou a importância dessa nova capacidade do Lacen-PI, afirmando que “nunca houve esse tipo de análise no Piauí” e que isso representa um avanço significativo para a saúde pública, permitindo ao laboratório ser autônomo na identificação de agrotóxicos que possam estar contaminando os mananciais do estado.
Governo do Piauí
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
-
Refis oferta descontos de até 95% até 18 de dezembro para regularização de débitos
Segundo o Governo do Piauí, o Refis 2024 abrange tributos como o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com débitos. -
Espaço da Cidadania vai ter unidade no Teresina Shopping
A Gerente de Atendimento ao Cidadão da Sead, Conceição Santana, destacou que o novo Espaço da Cidadania vai funcionar na praça de alimentação do 2º piso do shopping -
Juiz condena ex-prefeito de Pedro Laurentino a devolver R$ 1,2 milhão
A decisão foi do juiz da Vara de São João do Piauí, Ermano Chaves. -
Delegados são homenageados com títulos de cidadania piauiense na Alepi
Os decretos legislativos que concedem as honrarias são de autoria da deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas). -
Incêndio atinge agência do Branco do Brasil no Centro de Picos
As chamas iniciaram na manhã desta terça-feira (03) durante trabalho de manutenção nas centrais de ar condicionado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir