UESPI precisa oferecer novos cursos sintonizados com a sociedade, diz Rafael Fonteles
O governador defendeu a unificação dos cursos da universidade estadual e relatou que a medida vai permitir que novas graduações sejam lançadas.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), comentou sobre a unificação dos cursos da Universidade Estadual de Piauí (UESPI), no Campus Clóvis Moura e Poeta Torquato Neto, em Teresina.
A medida foi aprovada pelo Conselho Universitário e será válida apenas para os novos estudantes a partir de 2025. Rafael Fonteles defendeu a decisão e afirmou que é necessária uma renovação na matriz curricular que consiga suprir as demandas da população.
“Olha, essa é uma decisão do Conselho Universitário, que tem sua autonomia, mas o que eu tenho sempre dito publicamente é que nós temos que revisar a matriz de cursos da nossa universidade estadual, ou seja, unificar alguns e criar novos cursos, conforme as demandas da sociedade”, explicou.

Para o governador, o campo universitário deve estar antenado aos anseios da sociedade. Fonteles explicou que a unificação abre espaços para que novos cursos sejam lançados na UESPI.
“Nós temos que ter cada vez mais uma universidade sintonizada com os anseios da sociedade, até porque é a sociedade que financia a universidade. Portanto, cada vez mais nós temos que ter cursos antenados com a demanda da sociedade e aumentando a eficiência, para ter turmas realmente compostas com a quantidade de alunos significativa e manter a sustentabilidade na nossa Universidade Estadual. Então, se por um lado vai unificar cursos, certamente, eu não tenho nenhuma dúvida que teremos novos cursos sendo lançados nos mais diversos campos da Universidade Estadual do Piauí”, complementou.
Com a decisão, os cursos de Bacharelado em Direito e Licenciaturas em História, Letras-Português, Geografia, Matemática e Pedagogia foram remanejados para o campus Poeta Torquato Neto. Enquanto no Clóvis Moura terão os cursos Bacharelados em Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis e Turismo.
-
Prefeitura de Teresina lança REFIS 2025 para facilitar regularização de débitos
De acordo com a prefeitura, a iniciativa visa incentivar a adimplência e fortalecer as contas públicas, oferecendo condições especiais para a quitação de tributos.. -
Floristas relatam queda nas vendas no Shopping Natureza em Teresina
Os lojistas esperam que, com a proximidade do Dia das Mães, o movimento aumente e os consumidores garantam suas flores. -
Governo lança programa para distribuir CNHs e capacetes gratuitos no Piauí
A iniciativa busca reduzir o número de acidentes de trânsito e prevê a emissão de 60 mil habilitações até 2030. -
IPMT praia abre inscrições para o feriado do Dia do Trabalhador
De acordo com a prefeitura, os interessados devem se dirigir à sede do IPMT, localizada na Rua Firmino Pires, 379, -
Carla Yáscar toma posse para 2º mandato à frente da Defensoria Pública do Piauí
Em seu discurso, a defensora pública-geral destacou os desafios que serão enfrentados e pontuou seu entusiasmo em superá-los.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir