Viagora

Atendimentos a mulheres em situação de violência crescem 265% em Teresina

Serviço do CREG se consolida como rede essencial de apoio às vítimas, integrando atendimento à Casa da Mulher Brasileira.

O Centro de Referência Especializado para Mulheres em Situação de Violência (CREG), vinculado à Prefeitura de Teresina por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, registrou um crescimento expressivo no número de atendimentos nos últimos três anos. Entre 2021 e setembro de 2024, o serviço viu o número de mulheres atendidas aumentar em 265,81%, passando de 275 em 2021 para 1.006 atendimentos até o terceiro trimestre de 2024.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Karla Berger, destaca que o crescimento reflete tanto o aumento da demanda quanto à eficiência do trabalho realizado pela CREG, que se consolida como um recurso fundamental para a proteção e amparo de mulheres em situação de vulnerabilidade.

“Até o final de 2024, a expectativa é que esses números continuem a crescer, o que evidencia a importância do serviço na vida de tantas mulheres e a qualidade dos atendimentos prestados”, afirmou Karla.

O aumento no número de atendimentos também aponta para uma maior conscientização das mulheres sobre seus direitos e a existência de um seguro local onde podem buscar ajuda. Com a ampliação dos serviços e o fortalecimento das políticas de proteção, mais mulheres estão conseguindo romper o ciclo da violência e recebendo o suporte necessário.

Além disso, o CREG em 2024 passou a integrar a Casa da Mulher Brasileira, um espaço que reúne diversos serviços especializados de apoio às vítimas de violência. Essa centralização facilita o acesso das mulheres a atendimentos essenciais, como acolhimento psicológico, jurídico e social.

Mais conteúdo sobre:

Prefeitura de Teresina

Política

Facebook
Veja também