Conselho de Educação de Teresina divulga balanço das atividades
O órgão é responsável por cooperar e avaliar a qualidade da Educação Básica da Rede Municipal dos Ensinos Infantil e Fundamental, além da Rede Privada de Educação Infantil.
O Conselho Municipal de Educação de Teresina (CME) considerou positivo o balanço do ano letivo de 2023 em Teresina. O órgão foi instituído em 19 de dezembro de 2001 e exerce funções normativa, deliberativa, mobilizadora, fiscalizadora, consultiva, propositiva e tem por natureza os princípios de cooperação, participação e representatividade da sociedade civil e órgãos públicos na gestão da educação de qualidade, cuja finalidade consiste em orientar e disciplinar a Educação Básica da Rede Municipal nas etapas do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental, bem como a Rede Privada de Educação Infantil do Município.
Segundo o CME, durante o ano de 2023, o orgão reativou o funcionamento de suas Câmaras Técnicas, as quais tratam das temáticas relativas à Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial. As Câmaras Técnicas são constituídas por conselheiros que se reúnem periodicamente para apreciar processos, promoção ou indicação de estudos e pesquisas, elaboração de projetos e normas a serem aprovadas pelo Colegiado. Atualmente, as Câmaras Técnicas têm trabalhado na atualização das normativas que disciplinam a educação ofertada pelo município.

A presidente do Conselho, Hostiza Machado, informa que, para realizar o balanço, foram realizadas reuniões públicas ordinárias e duas extraordinárias visando a apreciação de pautas e deliberações das questões relativas às demandas educacionais de Teresina. “Uma importante realização do CME em 2023, objetivando o fortalecimento deste colegiado, diz respeito à participação de alguns conselheiros no XVI Fórum Ordinário da UNDIME Piauí e no I Seminário de Educação Integral em tempo integral, promovido por instituição particular em parceria com a União Nacional dos Conselhos Municipais (UNCME) ”, pontuou Hostiza Machado.
O Ministério Público também teve parceria com o CME no balanço, tendo participado de 34 audiências, com o objetivo de construir soluções criativas para os problemas demandados pela sociedade civil.
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir