Rafael sanciona lei que exige informativos sobre adoção em hospitais
A Lei de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva, foi sancionada na última quarta-feira (30).
Na última quarta-feira (30), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, sancionou a Lei nº 8.135/2023, que obriga a afixação de cartazes informativos nas unidades e estabelecimentos de saúde, sobre o procedimento legal para a entrega de filho à adoção no Estado. A legislação consta no Diário Oficial do Estado e entrará em vigor após 30 dias da sua publicação.
Conforme a Lei, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o deputado Franzé Silva, foi estabelecido que os cartazes deverão ser afixados no interior das unidades de saúde, em local visível e de acesso ao público com as seguintes informações: “A entrega de filhos para adoção, mesmo durante a gravidez, não é crime. Caso você queira fazê-lo, ou conheça alguém nesta situação, procure a Vara da Infância e Juventude. Além de legal, o procedimento é sigiloso”.
Está previsto que o processo de fiscalização ocorrerá com base na regulamentação pelo Poder Executivo e seu descumprimento da lei ensejará em advertência, multa de 10 (dez) vezes o valor da Unidade Fiscal do estado do Piauí (UFR-PI); e duplicação do valor da multa, em caso de reincidência.
Consta ainda na legislação que as penalidades administrativas serão aplicadas sem prejuízo de eventuais sanções cíveis e penais pelos órgãos, entidades ou instituições competentes para fiscalização da legislação de proteção à criança e ao adolescente. As multas serão recolhidas aos cofres públicos, especificamente, ao Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (Fedca).
O autor da lei, deputado Franzé, destacou que é necessário garantir melhorias na divulgação de informações nas unidades de saúde pública e privada no Piauí sobre a adoção, um processo afetivo e legal.
“O que buscamos é melhorar o acesso à informação por parte do público que frequenta as unidades de saúde pública e privada no Estado, orientando, também, as gestantes e mães quanto à possibilidade de entrega segura e procedimento de adoção, protegendo os direitos e garantias das crianças e adolescentes”, exalta o parlamentar.
-
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade. -
Moradora do Povoado Alegria denuncia falta de energia há mais de 7 horas
Conforme a denunciante, a falta de energia foi registrada por volta das 08h e tem prejudicado os moradores devido aos alimentos armazenados na geladeira e risco de causar danos aos demais eletrônicos. -
Silvio visita obras de Teresina e anuncia conclusão da extensão da Via Sul
O chefe do executivo municipal detalhou os pontos e a situação das obras.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir