Registre-se Picos realiza mais de 4.457 emissões de documentos
A iniciativa atendeu a população dos dias 21 a 25 de agosto, visando reduzir taxas de sub-registros em municípios da região central do Piauí
Dos dias 21 a 25 de agosto, a Semana do Registro Civil – Registre-se realizou, na Comarca de Picos, mais de 4.457 emissões de Registros Civis para a população que se encontra em situação de vulnerabilidade social e público geral.
A iniciativa, que visa reduzir as taxas de sub-registros em 19 municípios da região central do Piauí, ainda realizou 1.707 atendimentos da Justiça Itinerante, voltados à garantia da cidadania.
“Semana passada, o Foro Extrajudicial da Justiça piauiense esteve presente na cidade de Picos, onde fizemos um trabalho envolvendo 19 prefeituras, buscando cumprir uma determinação do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, que é realizar uma semana da erradicação do sub-registro, contudo, nós resolvemos ampliar essa semana para quatro semanas de registro civil durante o ano de 2023. Ocorreu uma no mês de maio, em Teresina; a segunda agora no mês de agosto, em Picos; e há previsão para outra, em Parnaíba, no final de setembro e, no final de novembro, uma outra na cidade de Floriano”, declarou o desembargador José Ribamar Oliveira, corregedor do Foro Extrajudicial da Justiça do Piauí.

Segundo o relatório publicado pela Justiça Itinerante, 558 emissões de 2ª vias de Registro Civil foram realizadas, além de 534 orientações jurídicas, 102 ações judiciais, 200 expedições de Registro Geral (RG), 163 manifestações na Ouvidoria, 133 agendamentos para casamentos comunitários e 17 casamentos.
“Nós estamos indo além do que o CNJ pede, pois sabemos que o Piauí possui um grande nível de sub-registros e que necessita destes atendimentos, ofertados juntamente aos serviços da Justiça Itinerante, gratuitos e acessíveis, que levam cidadania a toda a população”, finalizou o corregedor do Foro Extrajudicial.
Por Rebeca Negreiros
Corregedoria Geral da Justiça (CGJ)
Picos
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Piauí
-
Nova lei incentiva uso do artesanato piauiense em presentes institucionais
O objetivo é reforçar a identidade cultural do estado, promover o artesanato como expressão criativa e gerar maior visibilidade para o setor. -
Rafael Fonteles inaugura reforma do Palácio das Artes em Campo Maior
O local recebeu investimento de R$ 185 mil. Além disso, mais de R$ 238 mil forma liberados para pequenos negócios da região. -
Esperantina receberá a Semana do MEI com oficinas, palestras e atendimento itinerante
Durante toda a semana, a população poderá participar de oficinas, palestras e atendimentos itinerantes. -
Evangelina Rosa faz Fórum Estadual de Doação de Leite Humano na segunda
De acordo com o Governo do Piauí, o evento integra a mobilização nacional e internacional pela doação voluntária. -
Piauí reforça segurança contra gripe aviária após caso confirmado no Rio Grande do Sul
A ação ocorre após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar um foco da doença em uma granja comercial, localizada no estado do Rio Grande do Sul..
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir