Servidores com ensino médio do TJPI deverão deixar cargos de nível superior, decide CNJ
O provimento das vagas no Tribunal de Justiça do Piauí teria ocorrido sem que houvesse concurso público.
Os servidores do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), que foram aprovados para cargos de nível médio, mas empossados para os de níveis superior deverão ser destituídos. A resolução foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
De acordo com o CNJ, a ocupação das vagas iria contra as determinações da Constituição Federal e do Supremo Tribunal Federal, onde é expressado que para a posse dos cargos deve haver primeiro um concurso público.
Segundo a Súmula Vinculante 43, os servidores não podem ocupar os cargos “sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido”. O Tema 697 de Repercussão Geral também entende o mesmo e considera o ato como inconstitucional.
Aproximadamente 473 pessoas deverão ser afastadas das vagas, que contam ainda com servidores do Sindicato do Poder Judiciário do Piauí e do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores. O relator do processo, conselheiro Mauro Martins, explica que a realocação para os cargos de nível superior ocorreu de forma ilegal.
“A Lei Estadual guindou servidores que prestaram concursos para cargos de nível médio a cargos de nível superior, com alteração remuneratória correspondente, o que, por óbvio, afronta o postulado constitucional da exigência de concurso público, conforme orientação sedimentada da Suprema Corte”, disse.
Com informações do CNJ
Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
-
Prefeitura de Teresina lança REFIS 2025 para facilitar regularização de débitos
De acordo com a prefeitura, a iniciativa visa incentivar a adimplência e fortalecer as contas públicas, oferecendo condições especiais para a quitação de tributos.. -
Floristas relatam queda nas vendas no Shopping Natureza em Teresina
Os lojistas esperam que, com a proximidade do Dia das Mães, o movimento aumente e os consumidores garantam suas flores. -
Governo lança programa para distribuir CNHs e capacetes gratuitos no Piauí
A iniciativa busca reduzir o número de acidentes de trânsito e prevê a emissão de 60 mil habilitações até 2030. -
IPMT praia abre inscrições para o feriado do Dia do Trabalhador
De acordo com a prefeitura, os interessados devem se dirigir à sede do IPMT, localizada na Rua Firmino Pires, 379, -
Carla Yáscar toma posse para 2º mandato à frente da Defensoria Pública do Piauí
Em seu discurso, a defensora pública-geral destacou os desafios que serão enfrentados e pontuou seu entusiasmo em superá-los.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir