Servidores com ensino médio do TJPI deverão deixar cargos de nível superior, decide CNJ
O provimento das vagas no Tribunal de Justiça do Piauí teria ocorrido sem que houvesse concurso público.
Os servidores do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), que foram aprovados para cargos de nível médio, mas empossados para os de níveis superior deverão ser destituídos. A resolução foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
De acordo com o CNJ, a ocupação das vagas iria contra as determinações da Constituição Federal e do Supremo Tribunal Federal, onde é expressado que para a posse dos cargos deve haver primeiro um concurso público.
Segundo a Súmula Vinculante 43, os servidores não podem ocupar os cargos “sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido”. O Tema 697 de Repercussão Geral também entende o mesmo e considera o ato como inconstitucional.
Aproximadamente 473 pessoas deverão ser afastadas das vagas, que contam ainda com servidores do Sindicato do Poder Judiciário do Piauí e do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores. O relator do processo, conselheiro Mauro Martins, explica que a realocação para os cargos de nível superior ocorreu de forma ilegal.
“A Lei Estadual guindou servidores que prestaram concursos para cargos de nível médio a cargos de nível superior, com alteração remuneratória correspondente, o que, por óbvio, afronta o postulado constitucional da exigência de concurso público, conforme orientação sedimentada da Suprema Corte”, disse.
Com informações do CNJ
Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
-
Programa Defesa Civil na Escola faz formatura de alunos em Piripiri
A solenidade ocorreu nessa sexta-feira (22) no Palácio Perypery, no municipio de Piripiri e contou com a presença de autoridades, alunos e professores -
Investe Piauí realizará Semana H2 Talent no Piauí em Teresina e Parnaíba
O evento acontecerá de 25 a 29 de novembro com uma vasta programação para discutir estratégias renováveis em Teresina e no litoral Piauiense -
Rafael anuncia desconto de ICMS para aquisição de equipamentos durante a Expoapi 2024
Rafael Fonteles destacou a importância da Expoapi para consolidar o Piauí como um polo de negócios agropecuários. -
Semarch inicia consulta pública para criação de nova Unidade de Conservação no Piauí
Segundo o Governo do Piauí, a Semarh convida a população a se envolver ativamente nesse processo de consulta -
Bombeiros do Piauí intensificam ações de capacitação operacional
Segundo a CBMEPI, o Treinamento de Prontidão ocorre diariamente nas instalações do quartel, em Teresina, e conta com a participação de militares dos 1º, 2º e 3º Grupamentos
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir