TCE-PI recebeu representações contra 49 municípios por não informarem sobre licitações
A ação decorre de acompanhamento concomitante do Tribunal de Contas do Estado do Piauí das informações publicadas pelos órgãos.
Nessa terça-feira (01), a Diretoria de Fiscalização de Licitações e Contratações (DFCONTRATOS) do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), através da 1ª e 2ª divisão técnica, chamou atenção de 49 municípios por ausência de informações de avisos de licitação e contratos no sistema eletrônico Licitações Web e Contratos Web.
Segundo o TCE-PI, a Diretoria de Fiscalização representou oito prefeituras e uma câmara em razão da ausência de informações sobre licitações no sistema. Além disso, 40 prefeituras também foram representadas devido à falta de informação de contratos celebrados no sistema Contratos Web.

A corte informou que a ação decorre de acompanhamento concomitante do TCE-PI das informações públicas que lhe são jurisdicionados nos seus veículos de imprensa oficial. As serem detectadas as ausências de cadastros, a unidade técnica da Corte de Contas responsável pela ação de controle, promove as representações.
Conforme o diretor de fiscalização de licitações e contratações do TCE, o auditor de controle extremo Elbert Alvarenga, o caso de não cadastramento de avisos de licitação, antes da atuação do processo, a divisão técnica responsável entra em contato com o órgão jurisdicionado pelos meios de comunicação disponíveis, e apenas quando a situação não é sanada, é que se procede com a devida representação, com o pedido de suspensão imediata do procedimento licitatório.
“É de suma importância que os jurisdicionados observem o prazo de cadastro dos avisos de licitação no sistema, uma vez que o Licitações Web é atualmente uma das principais fontes de consulta de procedimentos licitatórios realizados no Estado do Piauí, sendo acessado pela sociedade civil, por veículos de comunicação social e por diversas empresas interessadas em contratar com a Administração. Por essa razão que pedimos a suspensão cautelar do procedimento quando identificamos uma licitação não cadastrada, uma vez que a situação implica em prejuízo não só à transparência, mas também à competitividade do certame licitatório”, esclarece Alvarenga.
Ainda segundo a Divisão Técnica, no caso de contratos até mesmo de eventuais aditivos e atos de execução, o prazo para a informação no sistema é de 10 dias úteis após a prática dos respectivos atos, nos termos dos arts. 11, 13, 14-A da IN TCE-PI Nº 06/2017.
O Secretário de Controle Extremo Luis Batista, afirma que “a transparência proporcionada pelo sistema Contratos Web possibilita o controle tempestivo sobre os atos praticados pelo Poder Público, tanto pelo próprio Tribunal de Contas, em sua função constitucional de controle externo, quanto pelos cidadãos e demais instituições públicas e privadas que se dignam á nobre missão de fiscalizar a administração pública”.
O órgão destaca que a DFCONTRATOS realizará uma força tarefa para constatar a ausência de registro da finalização das licitações cadastradas, que é a informação do vencedor com o detalhamento do objeto e da respectiva proposta.
“Em uma consulta preliminar, levantamos mais de 1.500 licitações realizadas em 2023, por cerca de 250 órgãos diferentes, que serão examinadas, a fim de verificar se os órgãos jurisdicionados deixaram de prestar as devidas informações acerca da finalização dos certames”, disse o secretário Luís Batista.
Conforme o caso, sustar os procedimentos, determinar os cadastros e aplicar as multas devidas aos responsáveis, destaca-se que a ausência ou o atraso na prestação de informações de licitações e contratos nos sistemas Licitações Web e Contratos Web também pode dar ensejo à realização de auditorias e inspeções nos respectivos órgãos, informou a diretoria.
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir