Concurso do Corpo de Bombeiros convoca candidatos para próxima etapa
A lista de convocação foi divulgada no dia 19 de julho e dá continuidade ao processo seletivo que dobrará o número de profissionais efetivos do Corpo de Bombeiros do Piauí.
Na última quarta-feira (19), foi divulgada a lista dos convocados para a terceira etapa do concurso que pretende mais que dobrar o efetivo do Corpo de Bombeiros. A informação foi anunciada pelo Núcleo de Concursos e Promoções de Eventos da Uespi (Nucepe) e diz respeito a fase do certame que exige os exames médicos e odontológicos dos candidatos.
Para a realização dos exames, os participantes devem comparecer ao Hospital da Polícia Militar entre os dias 8 e 15 de agosto. Se selecionados após a terceira etapa, os participantes seguirão para as fases de exame de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social. As etapas são eliminatórias e a conclusão desse nível da avaliação dos candidatos está prevista para o mês de novembro.
Logo após o fim do processo seletivo, os 200 selecionados iniciarão o curso de formação de soldados, em dezembro, e aprenderão as técnicas do Corpo de Bombeiros. A fase deve durar cinco meses e se encerrará com a nomeação dos aprovados pelo governador Rafael Fonteles.
Os 200 classificados do cadastro de reserva serão depois convocados para as próximas etapas. O Corpo de Bombeiros pretende ter 400 novos profissionais adicionais até o fim de 2024, o que corresponde a mais que o dobro do número atual de trabalhadores (330). Este processo fica marcado como a maior seleção e o maior concurso da história do Corpo de Bombeiros.
No último dia 18, durante a comemoração dos 79 anos da instituição, o governador Rafael Fonteles acrescentou aos investimentos a entrega de mais equipamentos e de uma nova escada magirus. Também foi anunciada a expansão da corporação para vários municípios, como Bom Jesus, Corrente, Esperantina e Uruçuí.
Instituição responsável pela proteção, salvamento e prevenção de incêndios no Piauí, o Corpo de Bombeiros é composto por profissionais envolvidos no atendimento a emergências médicas, salvamento aquáticos, resgate em áreas de difícil acesso, entre outras operações de resposta a desastres.
Além disso, estão inclusas às habilidades dos bombeiros piauienses o treinamento para lidar com situações de emergência, como acidentes automobilísticos, desabamentos, incêndios em residências, florestas ou empresas, inundações e outros incidentes que represente risco à vida e ao patrimônio.
A lista dos convocados pode ser conferida através do link https://nucepe.uespi.br/downloads/bombeiros2023/Convocacao_2Etapa__bombeiros2023.pdf .
Por Rebeca Negreiros
Governo do Piauí
Corpo de Bombeiros
Corpo de Bombeiros Militar do Piauí
Concursos Públicos
Rafael Fonteles
-
Prefeitura de Esperantina inicia operação emergencial de recuperação asfáltica
Os trabalhos já estão em andamento em áreas estratégicas da cidade, priorizando os locais mais prejudicados. -
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa. -
Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal, -
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão. -
MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir