Natan Portela faz acompanhamento de 4 mil pacientes com HIV no Piauí
Segundo o Governo do Piauí, o instituto oferece serviços médicos e farmacológicos, exames laboratoriais, além de suporte emocional aos pacientes.
O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP), realiza o acompanhamento de 4 mil pessoas que vivem com HIV/AIDS. De acordo com o Governo do Piauí, a unidade hospitalar dá suporte aos pacientes com uma equipe multidisciplinar.
Segundo o Governo do Piauí, o instituto oferece serviços médicos e farmacológicos, exames laboratoriais, além de suporte emocional aos pacientes. A supervisora médica do ambulatório do IDTNP, a infectologista Elna Amaral, informa que as pessoas que são atendidas no local, realizam visitas duas vezes ao ano para monitorar o estado de saúde.
“Cada um dos pacientes atendidos pelo Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella realiza pelo menos duas visitas por ano para monitorar sua saúde. Durante essas consultas, eles têm acesso a medicações antirretrovirais, que são essenciais para controlar a progressão do vírus e garantir uma vida saudável. Além disso, são realizados exames para avaliar a carga viral e a função imunológica, permitindo um acompanhamento efetivo do tratamento”, informou.
A infectologista falou também que o objetivo do instituto é garantir que os pacientes recebam os cuidados necessários para conviver com a doença.
“Essa demanda crescente nos coloca diante de um compromisso ainda maior de fornecer um atendimento médico especializado, pautado na qualidade e na humanização. Temos observado um aumento no número de pessoas vivendo com HIV/AIDS atendidas aqui no nosso ambulatório. E, nosso objetivo é garantir que cada uma delas receba o cuidado necessário para conviver com esta condição e desfrutar de uma vida com mais qualidade”, disse.
O diretor clínico do hospital, o infectologista José Noronha, comentou que o instituto busca o menor índice de internações de pessoas com HIV, com a adesão à medicação que pode diminuir esse índice, e resultar na maior expectativa de vida dos pacientes.
“Entendemos que o cuidado integral compreende desde o conhecimento do ambiente de moradia, capacidade de desenvolver o autocuidado do paciente e o seu suporte familiar até os procedimentos médicos invasivos que se tornem necessários frente a uma hospitalização. O nosso objetivo é uma saúde integral com a adesão à medicação e, consequente, menor incidência de internação hospitalar aumento na expectativa de vida buscando sempre a autonomia do paciente em sua senescência”, falou.
Ainda segundo o governo, o IDTNP, realiza a entrega de formulários para crianças que não podem ser amamentadas pelas mães soropositivas, para que tenham acesso a formula infantil. O leite é entregue pelo Hospital Natan Portela durante um ano para as crianças.
O superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, explica a necessidade e importância de realizar exames periódicos e a constância do tratamento.
“Realizamos consultas regulares, onde além de oferecer as terapias antirretrovirais, é avaliada a sua carga viral e a resposta ao tratamento. Além disso, reconhecemos a importância do suporte emocional e psicológico, garantindo um acompanhamento integral e minucioso deste público”, explicou.
-
Acúmulo de lixo nas ruas do bairro Dirceu causa transtornos para moradores
O acúmulo de lixo nas ruas é um dos principais desafios enfrentados pela cidade de Teresina, devido ao impasse na contratação de empresa responsável pelo sistema de coleta e transporte de resíduos. -
TJ do Piauí lança novo módulo da JuLIA para solicitação de medidas protetivas
De acordo com o TJ-PI, a ferramenta se configura como um novo meio para que vítimas solicitem medidas protetivas de urgência diretamente a um juiz via WhatsApp. -
Parceria entre Segurança e Saúde busca melhoria nas urgências psiquiátricas no Piauí
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), o acordo foi firmado para melhorar o apoio às equipes do SAMU no atendimento a emergências psiquiátricas -
Saiba como renovar a matrícula na rede estadual de ensino do Piauí para 2025
Segundo o Governo do Piauí, o procedimento é 100% digital, visando garantir a praticidade e acessibilidade aos alunos e seus responsáveis -
Feira de Empregabilidade oferece vagas na área da construção civil em Teresina
Dalmo Teixeira Neto, gestor de obras da MRV no Piauí, enfatizou a relevância da feira de empregos para o fortalecimento do setor da construção civil na região
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir