Secretaria de Agropecuária prorroga vacinação contra Febre Aftosa no Piauí
Os criadores agora têm até o dia 30 de junho para vacinar e até o dia 15 de julho para fazer a certificação no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária.
A Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), juntamente com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), prorrogou a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Piauí.
Segundo as informações do governo do estado, os criadores agora têm até o dia 30 de junho para vacinar e até o dia 15 de julho para fazer a certificação no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidapi). Após solicitação da Sada junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a medida foi definida.
O secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, ressaltou o motivo principal da solicitação ao ministério é evitar transtornos ao produtor e prejuízos à cobertura vacinal. “Também se deu pela dificuldade do setor privado em relação à logística, em fazer a vacina chegar até os produtores e fazendas que estavam demandando. Consequentemente, com essa nova data, o pecuarista poderá vacinar o seu rebanho com mais tranquilidade”, informou.
“No ano passado, conseguimos fazer uma cobertura de 93%, para 2023 a meta é chegar a 95%. Esse é um passo importante para que o estado conquiste o status de área livre de febre aftosa sem vacinação até 2025”, completou o secretário.
A Adapi alertou ainda que, sem a vacinação, os produtores podem ser multados e ficam impedidos de comercializar e transportar o animal, pois não conseguirão emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA). O produtor também precisa ter a comprovação da vacina para conseguir financiamento com os bancos e para realizar a compra de milho na Conab, utilizado na ração animal.
Febre Aftosa
-
PM do Piauí recebe prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público
A solenidade ocorreu no auditório do CNMP, em Brasília, e premiou o projeto desenvolvido pela PM-PI em parceria com o Ministério Público do Piauí (MPPI). -
Mais de 3.500 mulheres são acolhidas na Casa da Gestante de Parnaíba
A estrutura da Casa conta com dez leitos, distribuídos em dois quartos, além de uma ampla área de convivência, cozinha equipada, consultório, lavanderia, copa e banheiros. -
Plano Estadual da Primeira Infância será lançado nesta segunda em Teresina
O evento vai reunir, no Diferencial Buffet, das 8h às 17h, gestores e técnicos dos 224 municípios. -
Piauí registra 29 apostas vencedoras na quadra da Mega-Sena
O prêmio principal acumulou em R$ 55 milhões e será sorteado na terça-feira (25). -
Vara Única da Comarca de Elesbão Veloso atinge quase 1.600 processos concluídos
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), o desempenho fez com que a Vara mencionada crescesse no ranking do Índice de Atendimento à Demanda (IAD).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir