Defesa Civil intensifica monitoramento das chuvas no Piauí
O assessor técnico da Sedec, professor Werton Costa, informou que as áreas mais atingidas estão na região norte do Estado, especialmente a área da Bacia do Longá.
Com o objetivo de monitorar e prestar assistência e informações às famílias atingidas pelas chuvas no Piauí, a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec), junto com o Gabinete de Crise, está atuando em todo o estado.
O assessor técnico da Sedec, professor Werton Costa, informou que as áreas mais atingidas estão na região norte do Estado, especialmente a área da Bacia do Longá, que envolve os rios Maratoan, Longá, Piracuruca, além de córregos e riachos e os municípios com o maior número de ocorrências com famílias desabrigadas são Barras, Esperantina, Luzilândia, Batalha, Domingos Mourão, Pedro II, Porto e Piripiri.
Segundo Werton Costa, no Piauí, existem as barragens de competência do Governo Federal e as que são de responsabilidade do Governo Estadual. “Estas, quem faz o monitoramento é o Instituto de Desenvolvimento do Estado do Piauí (Idepi) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar) e a Defesa Civil acompanha os processos de monitoramento e, em caso de risco, fazemos a intervenção, bem como a orientação à população”, disse.
De acordo com o assessor técnico da Sedec, até esta quinta-feira não havia nenhuma sinalização de risco das barragens. “Apesar de que muitas já transbordaram, o que é um processo natural diante da elevação de chuvas, a situação no estado segue estável e sob controle da administração pública estadual”, explica.
Conforme Werton Costa, além do monitoramento, as famílias são atendidas durante o período chuvoso e esse cuidado com as pessoas envolve vários atores. “A Sedec, através de suas coordenadorias nos municípios (Comdecs), realizam atendimento presencial e imediato, mantendo contato direto com a sociedade”, diz.
Conforme o governo, em casos mais graves, a Defesa Civil faz o deslocamento de equipe formada por engenheiros e especialistas para visitas preventivas e técnicas de vistoria. Outro procedimento realizado pela Defesa Civil é o atendimento de famílias já alojadas com fornecimento de insumos necessários para permanência das famílias em ambiente distinto do lar, como agasalho, colchões, alimentação adequada e assistência médica.
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Governo do Piauí
-
Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro. -
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir