Programa de anistia do Detran-PI alcança mais de 520 mil motos
A diretora-geral Luana Barradas destaca ainda a assinatura do Pacto Pela Redução de Acidentes e Mortes no Trânsito
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), informou que a regularização dos condutores piauienses, a ampliação e a digitalização dos serviços foram algumas das metas cumpridas em 2023.
A diretora-geral Luana Barradas destaca ainda a assinatura do Pacto Pela Redução de Acidentes e Mortes no Trânsito, que alinha os ideais da Organização das Nações Unidas (ONU) e propõe a redução do índice de mortes no trânsito em até 50%.
Segundo a diretora, foram implantadas novas tecnologias e treinamento de equipes para qualificação dos trabalhos nos diversos setores do órgão, fez manutenções prediais de sete Ciretrans e ainda abriu novos postos Ciretran em Parnaíba e de mais três em Teresina.
Ainda de acordo com ela, neste ano, o Detran fez a implementação do maior programa social de anistia de débitos da história e redução de variadas taxas de serviço voltados às pessoas de baixa renda no Estado. O programa do Governo do Piauí lançou descontos para mais de 430 mil proprietários de motocicletas de até 170 cilindradas, por meio da lei nº 7.995/23.
Conforme, dados fornecidos pelo setor de Tecnologia da Informação do Detran-PI, mais de 430.000 motocicletas foram beneficiadas com os descontos no programa de regularização instituído por meio da Lei nº 7.995/23. Ainda conforme estatísticas da Secretaria da Fazenda (Sefaz), cerca de 523.394 mil veículos da mesma categoria foram isentos do pagamento do IPVA de 2023 com a medida.
Luana Barradas informa ainda que foi oferecido aos proprietários de carros a possibilidade de quitar suas dívidas em multas e licenciamento com descontos de até 95% nos juros aplicados sobre as penalidades e impostos. “O Detran está com a plataforma atualizada para o ingresso dos proprietários de veículos. É uma oportunidade que o governo está dando, com descontos de até 95%, para a população regularizar a frota de carros e motos em todo o Estado, como forma de garantir a segurança nas estradas e também contribuir para redução de acidentes”, destaca a diretora-geral do Detran, Luana Barradas.
Gov.pi Cidadão
A plataforma Gov.pi Cidadão foi lançada em outubro para agilizar os serviços públicos de vários órgãos e o Detran Piauí tem 15 serviços ofertados, o que reduz as filas de atendimento e facilita o acesso dos usuários.
Luana Barradas informa que, no primeiro semestre, houve a troca dos totens de serviços digitais, que agora apresentam tela inteligente, sensível ao toque e com leitura a laser para pagamentos imediatos.
"Os novos e modernos totens proporcionam mais agilidade na emissão e no pagamento de taxas, multas e licenciamento de veículos por meio do cartão de crédito e até via Pix. Para os despachantes credenciados ao órgão foi implantado um novo sistema de cadastro e análise de processos, 100% digital", declara, citando também o novo procedimento de vistoria digital para licenciamento e registro de veículos, em todos os postos e setores de despachantes credenciados no Piauí e ainda o lançamento do Chatbot, ferramenta exclusiva para dispositivos móveis, na qual o cidadão poderá acessar informações e serviços relacionados a veículos, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), consulta de débitos e multas, documentação, impressão de boletos, dentre outros, sem sair de casa.
Com informações do Governo do Piauí.
Detran-PI
Governo do Piauí
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir