Campanha de Vacinação contra Aftosa no Piauí é prorrogada até 30 de dezembro
A decisão altera também a data limite para a certificação, que passa a ser 15 de janeiro.
A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), prorroga o prazo de encerramento da segunda etapa de vacinação contra febre aftosa para o dia 30 de dezembro.
O prazo encerraria na última quinta-feira (30) em todo o Piauí. A decisão altera também a data limite para a certificação, que passa a ser 15 de janeiro.

“O Governo do Estado, por intermédio da Sada e da Adapi, após solicitação do setor produtivo representado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetag-PI) - tendo em vista a seca severa que afeta principalmente o semiárido do Piauí, provocando perdas em rebanhos - solicitou à Adapi esse adiamento do prazo para vacinação e a gente encaminhou para o Ministério da Agricultura (Mapa), um pedido de prorrogação da segunda etapa de vacinação por mais 30 dias“, explicou Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da Adapi.
Ainda sobre o assunto, Fábio abreu explicou. “Anteontem recebemos o comunicado do Ministério da Agricultura, acatando nosso pleito para prorrogar por mais 30 dias, ou seja, a segunda etapa da Campanha de Vacinação vai até o dia 30 de dezembro para o criador vacinar seus animais e até o dia 15 de janeiro, para certificar a vacina no escritório da Adapi ou direto da sua propriedade no sistema online da agência“,

O gestor considera a prorrogação importante para que o Piauí possa continuar alcançando os índices de cobertura vacinal satisfatórios e avançar na classificação para se tornar livre da febre aftosa sem vacinação.
Simone Pereira, coordenadora do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa (Peefa), esclareceu que a prorrogação não foi por conta da falta de vacinas ou quaisquer outros motivos. “Temos mais de 100 municípios com decreto de emergência no estado, por conta da severa seca. Nesse caso, não houve falta de imunizante para vacinação. O adiamento foi em decorrência da seca mesmo. Começou a chover no estado, mas ainda não impactou positivamente o nosso rebanho. Tinham muitos animais morrendo, os criadores estavam alegando isso, e não poderíamos deixar de atender esse setor“, explicou a gestora.
Por: Alessandra Fonseca
Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada)
Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi)
Febre Aftosa
Fábio Abreu
-
Prefeitura de Teresina lança REFIS 2025 para facilitar regularização de débitos
De acordo com a prefeitura, a iniciativa visa incentivar a adimplência e fortalecer as contas públicas, oferecendo condições especiais para a quitação de tributos.. -
Floristas relatam queda nas vendas no Shopping Natureza em Teresina
Os lojistas esperam que, com a proximidade do Dia das Mães, o movimento aumente e os consumidores garantam suas flores. -
Governo lança programa para distribuir CNHs e capacetes gratuitos no Piauí
A iniciativa busca reduzir o número de acidentes de trânsito e prevê a emissão de 60 mil habilitações até 2030. -
IPMT praia abre inscrições para o feriado do Dia do Trabalhador
De acordo com a prefeitura, os interessados devem se dirigir à sede do IPMT, localizada na Rua Firmino Pires, 379, -
Carla Yáscar toma posse para 2º mandato à frente da Defensoria Pública do Piauí
Em seu discurso, a defensora pública-geral destacou os desafios que serão enfrentados e pontuou seu entusiasmo em superá-los.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir