Mais de 300 empresas em situação irregular são autuadas pelo Imepi
As principais irregularidades foram encontradas em fios e cabos elétricos, panelas e derivados utilizados em fogão, além de brinquedos.
Neste ano, o setor da Qualidade do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) já promoveu a fiscalização em mais de 1.150 empresa, deste total 326 estabelecimentos foram autuados por irregularidades.
Conforme o Imepi, as principais irregularidades foram identificadas em fios e cabos elétricos, panelas e derivados utilizados em fogão, além de brinquedos, de acordo com as normas de fiscalização do instituto.
Segundo o fiscal do ógão, Aquiles Neto, atualmente, o setor da Qualidade fiscaliza 562 tipos de produtos. "Nós encontramos no mercado muitos fios com resistência maior que a devida, produtos com somente 20% a 40% de cobre. Isso pode gerar um risco muito grande de incêndio, além do prejuízo financeiro com a conta de energia no fim do mês. Outros itens também são recolhidos por ausência do selo do Inmetro ou até mesmo falsificação, como é o caso dos brinquedos e panelas", explica.
A diretora geral do Imepi, Patrícia Leal, explicou que esse trabalho é feito diariamente para evitar prejuízo ao consumidor. "Toda nossa equipe está empenhada em fiscalizar o máximo de estabelecimentos possíveis até o final do ano. Esses itens, além de gerar um prejuízo financeiro muito grande, também podem causar um curto-circuito ou algum acidente grave, no caso dos brinquedos para crianças", explica.
Em casos de denúncias, o consumidor tem a sua disposição o número da Ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921, as denúncias podem ser realizadas de forma anônima.
Por: Noely Alvarenga
Instituto de Metrologia do Piauí - Imepi
-
Restaurante Popular de Teresina é reinaugurado com refeições a R$ 2
A unidade vai oferecer mil almoços diários com parte destinada a população em situação de vulnerabilidade social. -
Prefeitura de Esperantina vai realizar tradicional Roço da Semana Santa nas estradas
A ação tem como objetivo garantir melhores condições de trafegabilidade para os moradores e trabalhadores da região. -
Abate de bovinos cresce 32,1% no Piauí em 2024, aponta IBGE
Foram abatidas 117,1 mil cabeças de gado no estado, o que representa um aumento de 32,1% em relação ao ano anterior. -
TCE aprova contas do Governo do Piauí referentes ao exercício de 2023
A análise do processo foi aprovada na manhã desta segunda-feira (14); as contas são de responsabilidade do governador Rafael Fonteles. -
Tradição e fé: encenações da Paixão de Cristo marcam a Semana Santa no Piauí
Os espetáculos, além de emocionarem fiéis, movimentam o turismo, reunindo centenas de pessoas em apresentações gratuitas ao ar livre.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir