Famílias moradoras de Itaueira e Amarante recebem títulos de terras
De acordo com o Governo do Piauí, o objetivo é assegurar o direito à propriedade e melhorar a qualidade de vida dos moradores.
As comunidades de assentamentos de Itaueira e Amarante receberam documentos de títulos de terra, a iniciativa foi realizada pelo Instituto de Regularização Fundiária e do Patrimônio Imobiliário (Interpi), tem o objetivo assegurar o direito à propriedade das famílias que vivem a há anos nessas áreas rurais.
O morador do assentamento Caraíbas, Anunciado Pereira, com mais de 50 anos de residência na região, falou que a entrega do título de terra dá mais segurança ao seu trabalho de agricultor. “É uma felicidade imensa poder chamar esse lugar de meu. Agora, posso trabalhar com mais segurança”, disse.
Em Amarante, Neuza da Costa, que reside no assentamento Santa Helena desde os 10 anos de idade e criou os 10 filhos no local, também foi contemplada com o título de terra. “Ter um pedaço de terra que posso chamar de meu é um sonho realizado. Agora, meus filhos e netos terão uma terra para construir suas vidas e continuar nossa tradição familiar”, falou.
De acordo com o governo do estado, a entrega dos títulos de terras não apenas garante a segurança jurídica e o direito à propriedade, mas também abre portas para a implementação de diversas políticas públicas que beneficiarão as famílias dos assentamentos.
O diretor geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, destacou a importância dessa conquista: “Essa ação é um marco para essas comunidades. Agora, poderemos avançar em ações de regularização fundiária, assistência técnica e acesso a crédito, promovendo o desenvolvimento sustentável dessas regiões”, concluiu.
Por: Alexia Dias
Governo do Piauí
Instituto da Regularização Fundiária e do Patrimônio Imobiliário do Piauí (Interpi)
Piauí
-
Agricultores expõem produtos na Feira da Agricultura Familiar do Piauí
A Feira teve início na quinta-feira (21) e encerra neste sábado (23). -
Rede Feminina intensifica ações de conscientização sobre o câncer de próstata
A programação do Novembro Azul segue com uma agenda repleta de palestras educativas, focadas em temas como prevenção e tratamento do câncer de próstata. -
Homem é condenado a 15 anos de prisão por homicídio em Teresina
De acordo com a denúncia, o crime ocorreu no dia 29 de novembro de 2016. -
TJ-PI realiza ações de enfrentamento à violência contra mulher
No âmbito do TJ-PI, são desenvolvidas atividades pela Coordenadoria da Mulher (CEVID), -
Matrículas para escolas estaduais do Piauí iniciam na segunda-feira
A data foi divulgada na ultima sexta-feira (22), pelo governador Rafael Fonteles juntamente com secretário de educação Washington Bandeira
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir