Famílias moradoras de Itaueira e Amarante recebem títulos de terras
De acordo com o Governo do Piauí, o objetivo é assegurar o direito à propriedade e melhorar a qualidade de vida dos moradores.
As comunidades de assentamentos de Itaueira e Amarante receberam documentos de títulos de terra, a iniciativa foi realizada pelo Instituto de Regularização Fundiária e do Patrimônio Imobiliário (Interpi), tem o objetivo assegurar o direito à propriedade das famílias que vivem a há anos nessas áreas rurais.
O morador do assentamento Caraíbas, Anunciado Pereira, com mais de 50 anos de residência na região, falou que a entrega do título de terra dá mais segurança ao seu trabalho de agricultor. “É uma felicidade imensa poder chamar esse lugar de meu. Agora, posso trabalhar com mais segurança”, disse.
Em Amarante, Neuza da Costa, que reside no assentamento Santa Helena desde os 10 anos de idade e criou os 10 filhos no local, também foi contemplada com o título de terra. “Ter um pedaço de terra que posso chamar de meu é um sonho realizado. Agora, meus filhos e netos terão uma terra para construir suas vidas e continuar nossa tradição familiar”, falou.

De acordo com o governo do estado, a entrega dos títulos de terras não apenas garante a segurança jurídica e o direito à propriedade, mas também abre portas para a implementação de diversas políticas públicas que beneficiarão as famílias dos assentamentos.
O diretor geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, destacou a importância dessa conquista: “Essa ação é um marco para essas comunidades. Agora, poderemos avançar em ações de regularização fundiária, assistência técnica e acesso a crédito, promovendo o desenvolvimento sustentável dessas regiões”, concluiu.
Por: Alexia Dias
Governo do Piauí
Instituto da Regularização Fundiária e do Patrimônio Imobiliário do Piauí (Interpi)
Piauí
-
Rafael Fonteles decreta situação de emergência em 129 municípios devido à`seca
O decreto nº 23.699/95 foi publicado na edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (3), com validade de 90 dias, podendo ser prorrogado. -
Operação do Imepi fiscaliza postos de combustíveis por fraude na bomba em Teresina
A ação foi conduzida pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) e identificou irregularidades em oito desses estabelecimentos. -
Made In Piauí: plataforma é lançada para impulsionar produtos locais nomercado digital
O objetivo é valorizar a produção local e ampliar a visibilidade de produtos com identidade piauiense ao mercado digital. -
Ações para combater maus-tratos contra os animais acontecem no Abril Laranja no Piauí
Conforme o governo, a campanha de 2025 será marcada por eventos educativos em várias cidades do Piauí. -
Governador Rafael Fonteles inaugura Casa do Artesão em Teresina
Fonteles destacou a importância de investir no artesanato piauiense, potencializando a venda de obras artísticas e gerando renda para a população.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir