Inflação oficial fecha ano de 2022 acumulada em 5,79%, aponta IBGE
De acordo com os dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice ficou abaixo de 10,06% acumulados em 2021.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou nesta terça-feira (10), que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o qual mede a inflação oficial, fechou 2022 com uma taxa de 5,79% acumulada no ano. O índice ficou abaixo de 10,06% acumulados em 2021.
De acordo com os dados levantados pelos IBGE, a inflação acumulada do ano passado foi estirada principalmente pelos alimentos e bebidas, que tiveram alta de preços de 11,64% no ano, acima dos 7,94% de 2021. Os gastos com a saúde e cuidados pessoais também tiveram impacto, os quais ficaram 11,4% mais caros. O grupo de despesas vestuário, teve a maior variação no mês com 18,02%.
Conforme o levantamento do Instituto, os transportes ajudaram a frear o IPCA de 2022, ao registrar queda de preços de 1,29% no ano. Esse grupo teria acumulado inflação de 21,03% no ano anterior.
Ainda de acordo com os dados do IBGE, o grupo comunicação fechou o ano com deflação, apresentando -1,02%. Os demais grupos tiveram as seguintes taxas de inflação no ano: artigos de residência (7,89%), despesas pessoais (7,77%), educação (7,48%) e habitação (0,07%).
Com informações Agência Brasil
-
Moradora do Povoado Alegria denuncia falta de energia há mais de 7 horas
Conforme a denunciante, a falta de energia foi registrada por volta das 08h e tem prejudicado os moradores devido aos alimentos armazenados na geladeira e risco de causar danos aos demais eletrônicos. -
Silvio visita obras de Teresina e anuncia conclusão da extensão da Via Sul
O chefe do executivo municipal detalhou os pontos e a situação das obras. -
Procuradoria do Trabalho investiga organização social Caminho de Damasco em Picos
A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco informou que foi notificada, mas não teve acesso ao processo e que vai se manifestar quando estiver munida de todas as informações necessárias. -
Déficit de chuvas atinge 50% no Piauí e seca afeta 129 municípios, diz Defesa Civil
A situação afeta diretamente a agricultura e a pecuária, com perdas sucessivas de lavoura e pasto em diversas regiões. -
Mercado do Peixe de Teresina tem movimentação intensa nesta quinta-feira Santa
Permissionários apostam nas vendas da tilápia, tambaqui e pescada amarela para atender a tradição católica.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir