Equatorial dá dicas para festas de São João mais seguras no Piauí
Os organizadores das festas e dos eventos devem tomar cuidado com as instalações elétricas, verificando sua condição e se atendem a quantidade de equipamentos que pretende utilizar.
Após dois anos sem festas presenciais, os “arraiás” já têm data marcada, por conta do relaxamento das medidas restritivas causadas pela Covid-19.
Segundo a Equatorial Piauí, nas festas, são necessários alguns cuidados, principalmente ao que se refere a energia elétrica. Segundo a Equatorial, os organizadores das festas e dos eventos devem tomar cuidado com as instalações elétricas, verificando sua condição e se atendem a quantidade de equipamentos que pretende utilizar.

De acordo com João Porfírio, executivo de segurança da Equatorial Piauí, “Sabemos que em épocas de festividades há um aumento do consumo de energia, mas em hipótese nenhuma pode ser feita ligação direta na rede da distribuidora. Essa opção pode causar acidentes, inclusive fatais, e prejudica o fornecimento de energia da região, além de configurar um crime com sanções penais graves”, explica.
A Equatorial Piauí ainda ressalta que para uso da rede elétrica de forma temporária, seja nas tradicionais barraquinhas de São João ou nos grandes eventos públicos ou privados, é necessário fazer uma solicitação de ligação provisória.
Conforme informações da Equatorial, a ligação provisória permite a realização de um evento com mais segurança, evitando uma sobrecarga na rede elétrica, acidentes e possíveis impactos no fornecimento de energia da área. Para que a solicitação seja feita, o cliente deve se dirigir a uma agência de atendimento ou postos credenciados da distribuidora, com RG, CPF, a relação de equipamentos que serão utilizados e o período do evento. Caso a realização do evento for em espaço público, o solicitante deverá apresentar a aprovação da prefeitura.
A Equatorial ainda alerta para o uso de adereços de ornamentação, como as bandeirinhas, que em hipótese alguma, deverá ser colocada nas estruturas da rede elétrica. “A decoração não deve ser instalada nas estruturas da rede elétrica como os postes, fiações e lâmpadas. E mesmo quando for fixada em outros locais, deve-se usar para decoração, preferencialmente, produtos com material isolante, para evitar que conduzam energia, em caso de contato com a rede elétrica”, alerta o executivo de segurança.
Assim como os adereços, as famosas fogueiras de São João não podem ser colocadas perto das redes elétricas. Fogueiras só devem ser acesas em áreas abertas, e longe de qualquer fiação.
Em caso de acidente ou emergência envolvendo a rede elétrica, a Equatorial recomenda o isolamento da área e entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e com a Equatorial Piauí, pela central de atendimento 0800 086 0800.
Prefeitura de Teresina
Equatorial Piauí
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir