Elaboração de plano de segurança de barragens é iniciada no Piauí
O poder executivo contratou uma empresa por meio de licitação para elaborar projeto de recuperação da Barragem Piracuruca.
O Governo do Estado do Piauí informou que contratou uma empresa de consultoria para elaborar projeto de recuperação da Barragem Piracuruca, elaborando uma analise de equipamentos e elementos do local.
De acordo com informações divulgadas pelo poder executivo, a contratação foi realizada por meio de licitação, a empresa também será responsável pelo levantamento das estruturas da barragem, equipamentos hidromecânicos para apresentar soluções para os problemas encontrados.
Ainda de acordo com Governo do Estado, também está em curso um planejamento sobre a segurança do local. O diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Leonardo Sobral, informa que as informações serão essenciais para casos de emergência. “De posse dessas informações, o plano funciona como orientador dos agentes públicos quanto à operação e segurança da barragem, principalmente em situações de emergência. Inclusive, uma das fases importantes desse plano é o treinamento de órgãos locais e comunidades ribeirinhas quanto à convivência com o rio e com a barragem”, explica.
Segundo o poder executivo, o Idepi é responsável por 14 barragens, o órgão realiza inspeções durante o ano inteiro, com isso acompanha o volume e estado das barragens. Outras barragens monitoradas pelo instituto, além da Barragem Piracuruca, e estão com projetos de recuperação são Barragem Salinas (São Francisco do Piauí-PI), Barragem Algodões II (Curimatá-PI).
Conforme o direto-geral do Idepi, o processo de acompanhamento das barragens auxiliam na manutenção dos locais. “Esta sistemática contínua de controle e acompanhamento geral das barragens, nos ajuda a viabilizar e garantir a continuidade de um plano de ação com inspeções periódicas e manutenções preventivas e corretivas nas mesmas”, informa.
Instituto de Desenvolvimento do Piauí - Idepi
Governo do Piauí
-
Badespi libera mais de R$ 326 mil em investimentos para empreendedores de União
Segundo o Governo do Piauí, no setor comercial, os recursos beneficiaram empreendedores de áreas como varejo de carnes, bares, cosméticos, vestuário e produtos alimentícios -
Desembargador Téssio da Silva Tôrres é eleito presidente do TRT Piauí
Os nomes dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foram divulgados na última terça-feira (19). -
Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro. -
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir