Regina Sousa quer campanha contra dengue e sarampo no Piauí
Segundo a governadora, 28 municípios do estado estão em situação critica em relação a proliferação da dengue.
Nessa quarta-feira (20), a governadora do Piauí Regina Sousa participou de reunião com a Associação Piauiense de Municípios (APPM) e a Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), para tratar sobre as campanhas contra Dengue, chikungunya e sarampo.
Segundo a governadora, 28 municípios do estado estão em situação critica em relação a dengue. “Nós temos 28 municípios em situação crítica, monitorados e o que a gente pediu aqui foi que se faça uma campanha de prevenção e de limpeza desses municípios que estão em situação crítica para que se tenha mais atenção e fiquem de olho na prevenção, a Sesapi tem todo o equipamento e o material para fazer uma campanha, usar o fumacê caso seja necessário”, fala a governadora.

De acordo com o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, uma grande tendencia de casos está ocorrendo no Piauí, a incidência de dengue cresceu cerca de 500% em relação ao mesmo período de 2021. “Estamos vivendo uma tendência grande de casos de dengues, mais de 500% se compararmos a essas mesmas semanas de 2021. Sabemos que é no nosso ambiente doméstico que 80% do criadouro está, então é fazer o nosso dever de casa e trabalhar na limpeza do nosso espaço para que possa ser reduzido os casos, já que ainda não existe vacina para dengue, chikungunya”, comenta o superintendente.
Outro tema abordado na reunião foi os casos de Sarampo, segundo Herlon Guimarães, no Piauí estão sendo investigados dois casos suspeitos ele relembra também que há vacina nos 224 municípios disponíveis para a população. “Já chamamos atenção também para o aparecimento de casos de sarampo em São Paulo, pelo menos três casos já confirmados e no nosso estado já estamos avaliando dois possíveis casos. Então, já chamamos a população para colocar o seu calendário vacinal em dia. Temos a vacina disponível nos postos de vacinação nos 224 municípios e atentamos a todos os piauienses para que seja possível a redução do índice de doenças em toda a rede de saúde pública do Piauí”, fala.
As vacinações contra a covid-19 também foram discutidas durante a reunião, o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, relembra a importância de tomar as doses de reforço. “É importante que todos os municípios possam fazer o chamamento da população que ainda está por tomar a sua dose de reforço. Toda a comunidade cientifica já apresentou trabalhos que, em detrimento do surgimento de novas variantes, é importante que a população esteja com a dose de reforço. Precisamos aumentar cada vez mais o índice vacinal de todos os piauienses”, concluiu Herlon Guimarães.
-
Saiba como adquirir muda no Viveiro de Mudas na Zona Norte de Teresina
De acordo com a prefeitura, o local atrai a atenção das famílias, das escolas e da comunidade. -
2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos. -
Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões. -
Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais. -
Empresário José Elias Tajra morre aos 90 anos em Teresina
A TV Antena 10, emissora fundada pelo empresário, lamentou seu falecimento e destacou o seu legado através de nota divulgada nas redes sociais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir