Piauí institui Lei de programa de proteção da vida das mulheres
O programa é de autoria do deputado Gessivaldo Isaías e estabelece diretrizes para o monitoramento das vítimas de violência doméstica durante a crise sanitária da covid-19.
A Lei 7.778/22 que dispõe sobre o programa estadual de "Proteção da vida das mulheres: combate à Covid-19 e à violência doméstica" foi instituída no Piauí após ser sancionada no início deste mês pelo Executivo. O projeto aprovado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) é de autoria do deputado Gessivaldo Isaías.
Conforme o programa, foram estabelecidas diretrizes para o monitoramento das mulheres que foram vítimas de violência doméstica durante a crise sanitária da covid-19.
Dessa forma, para auxiliar nessa supervisão o programa deverá acompanhar as mulheres que procuraram suporte nos órgãos de proteção para que a situação de violência que foi denunciada seja monitorada, bem como assegurar apoio psicossocial, zelando pela integridade física e psicológica das vítimas, segundo o projeto estadual.
Ainda de acordo com a Lei, as vítimas serão monitoradas pelo menos a cada 15 de dias, através de ligação telefônica, mensagem via aplicativo ou visita residencial, conforme o nível de vulnerabilidade doméstica ou sexual que a mulher enfrenta. O projeto também visa averiguar o acesso a condições de higiene, alimentação e renda.
Na justificativa do programa estadual o parlamentar ressaltou a importância do projeto para garantir o acolhimento e proteção das mulheres vítimas de violência doméstica ou sexual. A depender de cada caso, o programa irá disponibilizar residências de acolhimento para a vítima e seus dependentes.
"É urgente que todos os atores da sociedade se unam diante da necessidade de acolhimento e proteção a essas mulheres", explica Gessivaldo Isaías.
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Gessivaldo Isaías
-
Prefeitura de Esperantina inicia operação emergencial de recuperação asfáltica
Os trabalhos já estão em andamento em áreas estratégicas da cidade, priorizando os locais mais prejudicados. -
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa. -
Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal, -
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão. -
MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir