Procon autua 11 postos de combustíveis por irregularidades no Piauí
De acordo com o MPPI, a fiscalização foi realizada em 31 estabelecimentos durante Operação Petróleo Real II.
Nessa quarta-feira (16), o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou a fiscalização de 31 postos de combustíveis dos municípios de Altos, José de Freitas e União durante Operação Petróleo Real II.
A operação foi realizada junto aos técnicos do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCORTEC).

De acordo com o Ministério Público do Piauí, dos 31 postos de combustíveis fiscalizados, 11 foram autuados devido irregularidades verificadas no local. Em 5 destes os técnicos identificaram problemas relacionados a bomba baixa, que ocorre quando o consumidor recebe combustível em quantidade inferior ao aferido e efetivamente paga pelo produto.
Além disso, em dois postos de combustíveis as equipes identificaram produtos vencidos e os outros dois estabelecimentos possuíam documentação de funcionamento desatualizada, como os alvarás de ANP (Agência Nacional de Petróleo e Gás), do Corpo de Bombeiros, e outros por exemplo.
Conforme o Procon, também foram averiguados problemas referentes a ausência de equipamentos que são utilizados na aferição da qualidade do combustível e defeito no relógio da bomba de combustível.
Dessa forma, os estabelecimentos foram autuados e estão passíveis de aplicação de multa no valor de R$ 600 até R$10 milhões. Os procedimentos relacionados às irregularidades encontradas serão conduzidos pelas Promotorias de Justiça dos três municípios.
De acordo com o MPPI, os postos de combustíveis terão um prazo de até 15 dias para apresentar defesa.
Procon-PI
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
-
Rafael Fonteles decreta situação de emergência em 129 municípios devido à`seca
O decreto nº 23.699/95 foi publicado na edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (3), com validade de 90 dias, podendo ser prorrogado. -
Operação do Imepi fiscaliza postos de combustíveis por fraude na bomba em Teresina
A ação foi conduzida pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) e identificou irregularidades em oito desses estabelecimentos. -
Made In Piauí: plataforma é lançada para impulsionar produtos locais nomercado digital
O objetivo é valorizar a produção local e ampliar a visibilidade de produtos com identidade piauiense ao mercado digital. -
Ações para combater maus-tratos contra os animais acontecem no Abril Laranja no Piauí
Conforme o governo, a campanha de 2025 será marcada por eventos educativos em várias cidades do Piauí. -
Governador Rafael Fonteles inaugura Casa do Artesão em Teresina
Fonteles destacou a importância de investir no artesanato piauiense, potencializando a venda de obras artísticas e gerando renda para a população.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir