Piauí passa a emitir Carteira de Identidade Nacional em formato digital
De acordo com o Governo do Estado, para emitir a identidade, o cidadão deve procurar o Instituto de Identificação do seu município.
O Governo do Piauí divulgou que a partir desta quinta-feira (15), os piauienses poderão ter acesso à Carteira de Identidade Nacional (CIN) em formato físico e digital que possuem o mesmo layout e segurança. O documento é obtido através do aplicativo Gov.br, após a emissão da carteira física, em papel e em policarbonato.
De acordo com o Governo do Estado, para emitir a identidade, o cidadão deve procurar o Instituto de Identificação do seu município. Os estados têm até março do ano que vem para iniciarem a emissão do novo modelo. O prazo de validade do novo documento varia conforme a idade da pessoa, sendo de 5 anos para crianças até 11 anos de idade e de 10 anos para quem tem entre 12 e 59 anos. Para a população a partir dos 60 anos, esse prazo é indeterminado.
Ainda de acordo com o Governo do Estado, o documento no formato anterior é válido até 28 de fevereiro de 2032. Logo após, as pessoas precisam ter a nova Carteira de Identidade Nacional. Pessoas com idade acima dos 60 anos, tem a opção de não mudar de documento.
Mais segurança
Segundo o Governo Federal, o novo modelo apresenta um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, através de qualquer smartphone. Além disso, está presente na carteira um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que torna ainda um documento de viagem.
Ainda segundo o Governo Federal, até o momento, o Brasil dispõe acordos para o uso do documento de identidade apenas nos postos imigratórios de países do Mercosul. Portanto, para os demais países, o passaporte continua sendo obrigatório.
Governo do Piauí
Governo Federal
-
Moradora do Povoado Alegria denuncia falta de energia há mais de 7 horas
Conforme a denunciante, a falta de energia foi registrada por volta das 08h e tem prejudicado os moradores devido aos alimentos armazenados na geladeira e risco de causar danos aos demais eletrônicos. -
Silvio visita obras de Teresina e anuncia conclusão da extensão da Via Sul
O chefe do executivo municipal detalhou os pontos e a situação das obras. -
Procuradoria do Trabalho investiga organização social Caminho de Damasco em Picos
A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco informou que foi notificada, mas não teve acesso ao processo e que vai se manifestar quando estiver munida de todas as informações necessárias. -
Déficit de chuvas atinge 50% no Piauí e seca afeta 129 municípios, diz Defesa Civil
A situação afeta diretamente a agricultura e a pecuária, com perdas sucessivas de lavoura e pasto em diversas regiões. -
Mercado do Peixe de Teresina tem movimentação intensa nesta quinta-feira Santa
Permissionários apostam nas vendas da tilápia, tambaqui e pescada amarela para atender a tradição católica.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir