IBGE faz reuniões de acompanhamento do Censo Demográfico no Piauí
De acordo com o órgão, as reuniões são organizadas em três etapas, quais são relacionadas o início, meio e fim da operação censitária
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou neste sábado (26), que ao longo do Censo Demográfico 2022 são realizadas as Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPAC’s), que são feitas em todos os municípios do Brasil.
De acordo com o IBGE, as reuniões são organizadas em três etapas, quais são relacionadas o início, meio e fim da operação censitária. A REPAC acontece com a mobilização e participação de pessoas influentes juntamente com a comunidade, com por exemplo: vereadores, líderes comunitários, associações de moradores, imprensa, representantes de empresas privadas, sindicatos, universidades e Polícia Militar.
Na primeira reunião, ocorre a apresentação da base territorial e sua integração com o cadastro de endereços, por meio da exposição de mapas que orientam os recenseadores na coleta de dados em campo. Os membros contribuem com o seu conhecimento sobre a cidade mostrando localidades que não estejam identificados nos mapas como: novas comunidades, invasões e novos loteamentos. Na reunião também são definidos os apoios logísticos à operação censitária, contribuindo a entrar possíveis lugares para a instalação de postos de coleta, como ara a realização dos treinamentos das equipes do Censo, informou o órgão.
Conforme informações do IBGE, na segunda reunião são compartilhados o andamento da coleta de dados nos domicílios, destacando a receptividade dos habitantes para os recenseadores ou as dificuldades que estejam enfrentando. A troca de informação permite que em casos negativos do Censo na localidade, os membros da reunião possam realizar o seu papel de apoio e incentivo, espalhando a importância do Censo para a criação de políticas públicas para a comunidade, como: instalação de novas estradas, escolas, hospitais, obras de infraestrutura.
Ainda de acordo com o IBGE, a terceira e última reunião da REPAC, é realizada depois da finalização da pesquisa, com a divulgação da população recenseada final de cada cidade, falando das dificuldades, erro, acertos e experiências que vão ser importantes para a organização do próximo Censo. Nessa etapa, os membros ratificam os números da população encontrados no Censo, o que é documentado em ata e assinado por todos os participantes.
O Coordenador da REPAC Piauí, André Felipe de Freitas, afirma que até o momento cerca de 84,7% dos setores censitários já foram concluídos e 15,1 % estão em andamento. A REPAC já realizou reuniões relativas à segunda etapa, em 201 municípios do Estado, restando 23 cidades para a realização.
-
CPE Cível de Teresina movimenta mais de 41 mil processos em fevereiro
A atuação possibilitou a baixa de 961 processos e garantiu à CPE Cível I um Índice de Atendimento à Demanda de 100,48%. -
Projeto Samba no Coreto retorna à Praça Pedro II com nova temporada
O evento vai iniciar às 19h e terá como atração de abertura Junior Trezeguet & Samba de Responsa. -
Mel produzido no Piauí é exportado para países da União Europeia
Conforme o levantamento, o Piauí é o segundo maior produtor de mel do Brasil, exportando mais de R$ 100 milhões por ano em mel e outros produtos apícolas. -
Whindersson Nunes anuncia nova turnê após internação psiquiátrica
Em uma publicação nas redes sociais, o humorista informou que os shows serão realizados em abril e maio deste ano. -
Reforma do Abrigo São José em Parnaíba será entregue na sexta
Segundo a Sasc, o Abrigo São José acolhe idosos em situação de vulnerabilidade social há 93 anos, sendo a única Instituição de Longa Permanência (ILPI) no município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir