Ônibus Lilás faz ação de assistência à mulheres em São João da Serra
De acordo com a CEPM, a ação também beneficia a comunidade Boa Vista, Gangora, Boca da Catingam Assentamento Boa Vista e Camponesa.
Na última quinta-feira (17), a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM), divulgou que foram levados serviços de assistência psicossocial, jurídica, embelezamento e atendimento médico para as mulheres na comunidade Lagoa, localizada no município São João da Serra, 134 km de Teresina.
De acordo com a CEPM, a ação também beneficia a comunidade Boa Vista, Gangora, Boca da Catingam Assentamento Boa Vista e Camponesa. Estiveram presentes na ação a Secretária de Saúde, enfeira Rivalda Rocha, Assistência Social, Rosana Aranha e equipe da Coordenadoria Mulher.
“A ação do Ônibus Lilás tem esse objetivo de sensibilizar homens e mulheres da comunidade para que, juntos com a Rede de Atendimento às Mulheres do município, possa acompanhar de perto essa mulher e impedir que ela sofra violência e as que estão passando por alguma situação de violência tenham coragem de denunciar seus agressores e evitar a intensificação da violência”, disse a Coordenadora de Mulheres Rurais, Louise Soares.
Conforme informações da coordenadoria, moradoras da comunidade de Crauna e de Lagoa, foram pela primeira vez na ação do Ônibus Lilás, em busca de informações sobre a prevenção da violência doméstica.
A psicóloga do CRAS, Samila Castro, destaca sobre o atendimento na Unidade Básica de Atendimento (UBS) dentro o Ônibus Lilás. “Escutar as mulheres antes, durante e após a violência permite que possamos fazer um acompanhamento de forma mais eficaz e sistematizado com a Rede de Atendimento, pois uma violência sempre está somada com outras violência. Hoje durante a ação do Ônibus Lilás, tirei várias dúvidas que as mulheres têm vergonha de perguntar após a palestra e vemos a importância desse projeto principalmente para as mulheres que moram na zona rural. Estamos muito felizes das mulheres terem escutado a palestra, além de participar dos serviços, pois sabemos o quanto também é difícil falar das violências”, explicou a profissional.
Ainda de acordo com a CEPM, o Ônibus Lilás tem o objetivo de sensibilizar homens e mulheres para o enfrentamento à violência doméstica. Durante o mês de novembro, as palestras de prevenção e sensibilização da sociedade se intensificam com a campanha “16 Dias de Ativismo – Ei Mermã, Nem Mais um Minuto de Silêncio”.
Ônibus Lilás
Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres (CEPM)
Governo do Piauí
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir