UESPI faz reajuste no calendário acadêmico e cancela período 2023.1
Em nota divulgada a imprensa, a UESPI explica que existe um atraso de 8 meses devido a pandemia da covid-19 em 2020, o que gerou desajuste no ano letivo.
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está realizando uma adequação em seu calendário acadêmico, desta forma o período de 2023.1 foi cancelado após decisão colegiada do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPEX). A medida foi publicada na edição de quinta-feira (10) do Diário Oficial do Estado.
Em nota divulgada a imprensa, a UESPI explica que existe um atraso de 8 meses devido a pandemia da covid-19 em 2020. O período gerou um desajuste no ano letivo cursado pelos alunos.
Conforme a UESPI, atualmente os alunos cursando o semestre 2022.1, que tem previsão para encerrar em fevereiro de 2023, além disso nenhum estudante será prejudicado com o reajuste do calendário.
A instituição de Ensino Superior também esclarece que a mudança irá alterar apenas o nome do semestre e que a normalidade na academia será reinstituída em 2024.1.
Confira nota na íntegra:
A Administração Superior da UESPI, esclarece que, através de decisão colegiada do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - CEPEX, iniciará procedimentos de ajuste do Calendário Acadêmico da instituição, dentro do ano civil.
Atualmente, a UESPI oferta com o semestre 2022.1 com término previsto para fevereiro de 2023. Isso representa um atraso de 8 meses, em função do grave momento da pandemia vivido em 2020, que alterou o andamento das atividades de ensino em todo o País, gerando semestres não ajustados ao ano civil.
A proposta, aprovada CEPEX, somente altera a nome do semestre, mas todas as atividades acadêmicas permanecerão inalteradas, não havendo prejuízo na formação dos nossos discentes. Ou seja, os alunos matriculados num dado período estarão matriculados nas disciplinas previstas em seus currículos do período seguinte.
Por outro lado, a atual situação na qual alunos esperam 6 meses após a matrícula institucional para iniciar o efetivo período, tem provocado evasão quando da segunda chamada de outras IES além de transtornos a alunos e professores terem o período de férias ocupado com atividades acadêmicas.
Soma-se a isso a impossibilidade de oferta de PEC pelo aperto do calendário.
Dessa forma a UESPI pretende ajustar seu Calendário Acadêmico ao ano civil em 2024.1, devolvendo à normalidade a vida acadêmica institucional.
Veja o demonstrativo aprovado pelo CEPEX-UESPI:
Universidade Estadual do Piauí - UESPI
-
Semarch inicia consulta pública para criação de nova Unidade de Conservação no Piauí
Segundo o Governo do Piauí, a Semarh convida a população a se envolver ativamente nesse processo de consulta -
Bombeiros do Piauí intensificam ações de capacitação operacional
Segundo a CBMEPI, o Treinamento de Prontidão ocorre diariamente nas instalações do quartel, em Teresina, e conta com a participação de militares dos 1º, 2º e 3º Grupamentos -
Penitenciária promove curso de administração rural para internos em Teresina
Segundo o Governo do Piauí, a atividade ocorre por meio de um termo de cooperação entre os órgãos -
Governo divulga que Piauí é modelo de gestão previdenciária no Brasil
O encontro entre a equipe do Piauiprev, SRT e MGI, ocorreu na última terça-feira (19). -
Semplan promoverá o I Fórum de Justiça Climática de Teresina
O evento acontecerá no próximo dia 28 de novembro, no Sesc Cajuína em Teresina
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir