Viagora

Mais de 245 mil alunos participarão da avaliação educacional no Piauí

De acordo com o governo, as provas ocorrerão nos dias 24 e 27 de outubro, tendo participação de alunos das redes de ensino estadual e municipais.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), informa que mais de 200 mil alunos piauienses das redes estaduais e municipais participarão do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) que ocorre nos dias 24 e 27 de outubro.

De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Piauí, a avaliação tem como objetivo fazer diagnósticos periódicos sobre a qualidade de ensino, realizar o monitoramento da educação pública, e dar subsídios para as políticas públicas educacionais.

Ainda de acordo com o governo, 245.103 estudantes matriculados regularmente no 2º, 5º e 9º anos do ensino dos municípios e do estado, estudantes do 6º ano do ensino Fundamental e da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino Médio Regular e integrado da rede estadual farão a avaliação.

Segundo o governo do Piauí, os testes terão disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, a partir dos resultados será possível saber quais os pontos que necessitam ser aprimorados nos sistemas de educação.

 “O Saepi é uma avaliação intencional e necessária para a melhoria do ensino e da aprendizagem, além de ser uma forma de prestar contas à sociedade sobre o papel da escola como instituição de transformação social. A partir dessa compreensão, a rede estadual de ensino do Piauí assume como tarefa, avaliar o processo ensino/aprendizagem e promover modificações em suas práticas pedagógicas, tendo em vista a necessidade de um melhor desempenho acadêmico escolar do seu alunado”, disse.

A diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta, informou que a secretaria realizou formações para capacitar os professores que participarão da aplicação e organização das provas. “A Seduc vem realizando uma série de formações para os profissionais da educação que participarão da organização e aplicação do Saepi nas escolas e os estudantes estão cientes da necessidade de fazer as provas. Outro ponto importante é que os estudantes com deficiência ou transtorno do desenvolvimento poderão ser atendidos por profissionais de apoio: Ledor/Transcritor e Intérprete de Libras/Leitura Labial. Esses profissionais serão disponibilizados pela escola, de modo a garantir que todos os estudantes possam participar da avaliação”, comunicou.

Facebook
Veja também