Governo Federal reconhece situação de emergência em 35 cidades do Piauí
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da ação os municípios poderão solicitar recursos federais para assistência as famílias que foram impactadas pela falta de chuvas.
Nessa segunda-feira (24), O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), através de portaria, reconheceu a situação de emergência em 35 municípios do Piauí que foram impactados pela estiagem. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com o MDR, por meio da ação os municípios poderão solicitar recursos federais para assistência as famílias que foram impactadas pela falta de chuvas.
Segundo a portaria, as cidade que foram beneficiadas com a medida são Acauã, Alagoinha, Alegrete do Piauí, Avelino Lopes, Belém do Piauí, Bonfim do Piauí, Caldeirão Grande, Campinas, Capitão Gervásio Oliveira, Caracol, Curimatá, Fartura do Piauí, Floresta do Piauí, Francisco Santos, Fronteiras, Guaribas, Itainópolis, Júlio Borges, Jurema do Piauí, Lagoa do Barro, Marcolândia, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Morro Cabeça no Tempo, Padre Marcos, Pio IX, Queimada Nova, Santana do Piauí, Santo Inácio, São Braz do Piauí, São Francisco de Assis, São Julião, São Lourenço, Várzea Branca e Wall Ferraz.
Ainda segundo o Ministério, a concessão foi solicitada através de pedido encaminhado a Secretaria Estadual da Defesa Civil (Sedec). O órgão por sua vez fez a solicitação junto ao Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres (S2ID).
Dessa forma, os técnicos da Defesa Civil Nacional analisaram as ações requisitadas pelos municípios, bem como os valores e decidiu pela aprovação da medida.
O secretário da Sedec, José Augusto Nunes, explicou que através dos recursos federais será possível agilizar a promoção de ações que terão maior impacto nas regiões afetadas pela estiagem.
“Já atuamos nas regiões mais atingidas de maneira paliativa, com a operação pipa para reduzir os impactos deste fenômeno na vida do sertanejo. Com mais recursos, iremos também agilizar a perfuração de poços e sondar a viabilidade técnica para construção de mais adutoras”, declarou o gestor.
Ministério do Desenvolvimento Regional
Governo Federal
Secretaria de Estado da Defesa Civil
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir