“A gente quer uma sociedade sem trabalho infantil”, diz Regina Sousa
Regina Sousa destacou a criação do marco da primeira infância como um importante aliado para assegurar os direitos da criança e do adolescente.
A vice-governadora, Regina Sousa, participou de forma on-line da abertura da Semana de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, promovida pela Secretaria Estadual da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).
O evento reuniu representantes de vários municípios que possuem com objetivo combater, sensibilizar, informar e refletir sobre a violação aos direitos da criança e do adolescente.
- Foto: Divulgação/Governo do Piauí
Vice-governadora, Regina Sousa
“Se a gente quer uma sociedade sem trabalho infantil é preciso se preparar para ele não existir, porque depois que ele existe, fica difícil se combater”, destacou a vice-governadora.
Regina Sousa destacou a criação do marco da primeira infância como um importante aliado para assegurar os direitos da criança e do adolescente, e pontuou que ele está longe de ser cumprido, por isso, segundo ela, são necessárias adotar providências para cuidar da mãe e da criança, oferecendo a elas condições para sobreviverem.
“Cuidar da mãe e da criança para evitar a mortalidade materno-infantil. E propiciar à criança creche, ensino infantil e fundamental, que é a primeira infância”, destacou
Para a vice-governadora, se não cuidar para que a criança tenha uma educação propícia, ela será candidata ao trabalho infantil, deixando a escola e se tornar um adulto analfabeto.
“Se tem um bom ensino infantil e fundamental serão estimulados a continuar a estudar. Mas se começam a trabalhar, ficam desestimulados a continuar estudando”, comentou Regina Sousa.
A vice-governadora sugeriu aos organizadores da Semana de Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Infantil que escolham um território de desenvolvimento para fazer o acompanhamento de crianças em idade escolar se estão na escola ou não. E também que no próximo ano seja apresentado relatório com o número de crianças resgatadas do trabalho infantil e quantas deixaram de fazer o trabalho infantil.
Governo do Piauí
Regina Sousa
-
SAF faz orientações sobre o Garantia-Safra a municípios atingidos pela seca no Piauí
Objetivo é garantir que agricultores familiares tenham acesso ao beneficio em casos de perda de produção -
Saiba como adquirir muda no Viveiro de Mudas na Zona Norte de Teresina
De acordo com a prefeitura, o local atrai a atenção das famílias, das escolas e da comunidade. -
2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos. -
Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões. -
Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir