Aluna com deficiência visual é aprovada para Direito na UFPI
Jovens do interior e da capital superaram o momento de pandemia e comemoram as boas colocações em cursos concorridos.
Na manhã desta sexta-feira (16), alunos da rede estadual do Piauí que se destacaram no Sisu com aprovação em Medicina e Direito comemoraram a tão sonhada vaga em um curso superior.
Os alunos contam que graças a escola pública puderam conquistar uma vaga na universidade, e que apesar desse momento de pandemia podem comemora as boas colocações em cursos muito concorridos.
- Foto: Divulgação/Governo do Piauí
Maria Gabriela
Maria Gabriela, de 18 anos, egressa do CEEP Antônio Gentil Dantas Sobrinho, anexo Tapera, no Município de Pimenteiras, teve nota 940 na redação do Enem, o que lhe garantiu o 1º lugar na cota de candidatos com deficiência para a tão sonhada vaga no Curso de Direito UFPI.
“Eu sou a primeira pessoa da família a conseguir entrar no Curso de Direito na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e foi graças à escola pública da zona rural que eu pude realizar essa conquista, porque se não houvesse escola, aqui o caminho seria muito mais difícil”, ressaltou.
A estudante que mora no Povoado Baixio, a 37 km de Pimenteiras, distante 260 km de Teresina, tem deficiência visual, e destaca que a educação é um meio de inclusão e afirma que agora é enfrentar os novos desafios que virão com muita alegria e determinação.
“Eu e minha família estamos muito contentes com essa conquista. Desde que recebi a nota do Enem eu estava muito ansiosa com o resultado do Sisu”, completou a estudante.
Além de Gabriela, a boa notícia da aprovação veio para os estudantes Luiza Carla Brito Rodrigues, do Ceti João Henrique (bairro Morada Nova – Teresina), e para o Ícaro Emanoel, do Ceti Desembargador Pedro Sá (Oeiras), no Curso de Medicina.
- Foto: Divulgação/Governo do Piauí
Ícaro Emanoel e Luiza Carla Brito Rodrigues
A preparação dos estudantes foi rodeada de muito planejamento e foco, com o auxílio de ferramentas, ações e aulas on-line ofertadas pelas escolas, Gerências Regionais e Seduc, os estudantes conseguiram superar todos os desafios impostos pela pandemia para alcançar a conquista.
A conquista é o resultado do esforço dos alunos, somado às ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para ofertar ensino de qualidade aos estudantes.
Outros estudantes que tiveram bons resultados:
- Ester Vasconcelos – Medicina na UFPI (Teresina) – Tanque do Piauí
- Jarnele Maria de Carvalho – Medicina UFPI (Parnaíba) – Joaquim Pires
- Bruno Passo – Medicina na UFPI (Teresina) – Ceti Augustinho Brandão
- João Henrique – 2 lugar Medicina UFPI – Ceti Rocha Neto
-
Mais de 500 vagas de emprego são ofertadas para cinco municípios do Piauí
Os interessados devem se apresentar na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e realizar o cadastro, para depois receber a carta de encaminhamento. -
Prefeitura de Esperantina inicia operação emergencial de recuperação asfáltica
Os trabalhos já estão em andamento em áreas estratégicas da cidade, priorizando os locais mais prejudicados. -
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa. -
Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal, -
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir